sexta-feira, 9 de abril de 2021

Os petroleiros derrotaram FHC com Antônio Carlos Spis e agora vamos vencer Bolsonaro com Deyvid Bacelar!

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=XoffB4bCxVA


A punição da direção da Petrobrás ao líder petroleiro, David Bacelar, com suspensão de 29 dias, mostra que estamos no caminho certo (1)!

Na greve contra a privataria tucana,  Spis, coordenador dos petroleiros, também foi punido, na época com a demissão, e foi justamente aí que começou a derrocada da Privataria Tucana (12).

Também na privataria tucana, como agora, houve 4 suspensões da greve. É o famoso “Dar um passo para trás para dar dois à frente”.

 FHC conseguiu privatizar a Vale do Rio Doce contando com a omissão da própria direção da mineradora quando a mídia, principalmente a Globo, comparava a empresa a um paquiderme e chamava seus funcionários de marajás.

E assim, a Vale foi vendida por R$ 3.3 BI quando só de minérios tinha mais de R$ 100 BI, ou seja, perdemos, na roubalheira, a maior mineradora de ferro no mundo e ganhamos dois dos maiores acidentes ambientais no planeta, Mariana e Brumadinho (2). 

 Contando de novo com a participação da mídia, principalmente a Globo, a sociedade  foi vítima da lorota de que nos governos do PT nossos combustíveis eram os mais caros no mundo.

Na verdade, mais uma vez enganam a sociedade, para entregar a Petrobrás, da mesma forma que “venderam” a Vale. Tanto que hoje o preço dos combustíveis encontra-se dolarizado, subindo toda semana, e a mídia só informa o valor.

E olha o que disse a principal jornalista econômica da Globo: Miriam Leitão defende Lula, desde que não mexa na política de preços da Petrobrás (4).

 A mídia, principalmente a Globo, quer que a dona de casa continue a substituir o gás de cozinha pela lenha, já que não tem como comprar o bujão de gás; que o caminhoneiro, em função do preço alto do diesel, continue a vender o almoço para comprar a janta, que o motorista de UBER continue a trabalhar de graça em função do preço alto da gasolina.

 Para nos enganar, o ministro da privatização, Paulo Guedes, prometeu gás de cozinha pela metade do preço (5).

Bolsonaro, diante do desespero das donas de casa, que trocaram o gás pela lenha, vem com a promessa que poderá mudar a política de preços da Petrobrás requentando a mentira de Guedes (6). 

 Mas na verdade Bolsonaro quer piorar a situação, já que entregou a BR Distribuidora, a segunda empresa em faturamento no Brasil. Na ocasião, seus funcionários foram humilhados, acusados de ineficientes, demitidos e a condição para os que ficaram foi o aceite de redução drástica nos salários (7,8).

 Além de “vender” a BR, justamente a empresa que distribui o gás, gasolina, diesel,etc, Bolsonaro com apoio criminosos do STF agora quer entregar metade das refinarias da Petrobrás,   as responsáveis pelo refino do gás, diesel, gasolina, etc (9).

 Mas a sujeira começa a sair debaixo do tapete, já que vendeu a BR Distribuidora, uma empresa pública e escondeu o nome do comprador, que também levou de graça o 3º mercado na venda de combustível, pois o Brasil só perde para os EUA e China (10,11).

Bolsonaro quando deputado mentiu para os trabalhadores das estatais falando em fuzilar FHC por vender estatais e nossas reservas petrolíferas e hoje presidente faz pior (13).  Por isso Bolsonaro teve uma votação expressiva nas estatais, pois os trabalhadores acreditaram que estariam com suas Empresas e empregos garantidos.  

 Mas a injusta punição ao líder petroleiro, Deyvid Bacelar, mostra desespero do governo e que estamos no caminho certo!

A palavra de ordem dos petroleiros: “Não estamos à venda e queremos a volta dos preços dos combustíveis praticados nos governos do PT”.

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

Fonte: 1 - http://www.mundosindical.com.br/Noticias/49038,Petrobras-tenta-intimidar-trabalhadores-punindo-coordenador-da-FUP

2 - http://www.brasil-economia-governo.org.br/2011/04/06/valeu-a-pena-privatizar-a-vale/

3 - https://www.brasil247.com/economia/miriam-leitao-defende-lula-desde-que-nao-mexa-na-politica-de-precos-da-petrobras

4 - https://www.brasil247.com/economia/miriam-leitao-defende-lula-desde-que-nao-mexa-na-politica-de-precos-da-petrobras

5 - https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/21/guedes-botijao-preco-alta.htm

6 - https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/04/07/bolsonaro-chama-de-inadmissivel-reajuste-de-39percent-no-preco-do-gas-afirma-que-nao-ira-interferir-mas-diz-podemos-mudar-essa-politica-de-precos.ghtml

7 - https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/br-distribuidora-pressiona-funcionarios-a-aderir-a-pdv-sem-dizer-qual-salario-terao-apos-cortes.shtml

8 - https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2019/11/br-distribuidora-faz-funcionario-escolher-entre-demissao-e-corte-de-salario-ck36wy3o200x201pcsu5axc50.html

9 - https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/02/bolsonaro-parabeniza-stf-por-decisao-sobre-petrobras.htm

10 - https://jornalggn.com.br/artigos/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

11 - https://www.conversaafiada.com.br/economia/petrobras-vai-vender-o-que-sobrou-da-br-distribuidora

12 - https://www.fup.org.br/mulheres-protagonistas-da-historia/item/12282-a-reintegracao-de-todos-os-companheiros-demitidos-sempre-foi-questao-de-honra-para-a-fup

13 - https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

Rio de Janeiro, 09 de abril de 2021.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário