domingo, 29 de março de 2020

Bolsonaro e a Globo querem entregar nossas estatais, principalmente a Petrobrás, aos gringos!


por Emanuel Cancella 

Petrobras conquista o 4º Oscar da indústria do petróleo mesmo em ...

Foi a Globo que criou o caçador de marajá, Fernando Collor de Mello, que ia colorir nosso país.
E a mesma Globo , para garantir a vitoria de Collor contra Lula, manipulou o último debate entre Lula e Collor, quem diz isso é o então na época todo-poderoso da Globo, José Bonifacio de Oliveira Sobrinho, o “Boni” (1).

E depois, sem nenhuma autocrítica, a Globo insuflou o impeachment de Collor.  

 Foi por isso que o saudoso Leonel Brizola disse “Por mim a CPI não saía”, Brizola exigia uma autocrítica da Globo, em relação a Collor.  E a Globo ainda  usou essa frase de Brizola para tentar destruí-lo.

 A Globo apoiou a “Privataria Tucana” de FHC. Para desmoralizar a Petrobrás, no intuito de entregá-la mais fácil, a Globo comparava a Empresa a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás.
Fizemos a maior greve petroleira, que durou  32 dias, e conseguimos assim  barrar a privataria de FHC e a Globo
.  
Mas a grande resposta da Petrobrás e dos petroleiros veio em 2006, com o desenvolvimento de tecnologia inédita no mundo, que permitiu a descoberta do pré-sal.
Mesmo assim,  a Globo não deu o braço a torcer e, em 2015, Globo publicava em editorial; “ O pré-sal pode ser patrimônio inútil”. Nesse mesmo ano a Petrobrás recebia o prêmio da OTC considerado o “Oscar” da indústria do petróleo (6).
Hoje o mundo sabe, que o pré-sal é a maior descoberta petrolífera da era contemporânea e já responde por mais da metade da produção nacional de petróleo (7). Mas isso só aumentou o interesse dos EUA e aliados no nosso petróleo.

E os entreguistas sabiam que, para entregar o pré-sal, seria necessário afastar os nacionalistas do poder, não só afastar Dilma como impedir a candidatura de Lula..

Assim, o chefe da lava Jato, juiz Sergio Moro, juiz “coincidentemente”premiado” da Globo, prende Lula na véspera da eleição, líder em todas as pesquisas, sem provas, num claro intuito de beneficiar Bolsonaro, de quem virou ministro da Justiça e ainda tem a promessa de ser indicado ao STF (2,8).

Tanto que Bolsonaro, hoje presidente, faz pior que FHC, entregando todas nossas riquezas. Mas, quando deputado, pediu fuzilamento para quem privatiza e falou, no programa do Jô Soares, em fuzilar FHC por vender estatais e  nossas reservas petrolíferas. (3).

Bolsonaro premiou também dois suspeitos oriundos da Vale privatizada, um na na presidência da Petrobrás, Roberto Castello Branco, e outro na presidência da Transpetro, Cristiane Marsillac, Mesmo eles sendo oriundos da Vale sendo suspeito de responsabilidade no maior acidente ambiental do Brasil, quiçá do mundo, que foram os de Mariana e Brumadinho.

Lamentavelmente, Bolsonaro além de promover Sergio Moro a ministro porque tirou Lula da eleição, e os algozes de Mariana, ainda premiou Paulo Guedes a ministro da Economia.

Fez isso sabendo que Guedes, quando seu assessor, formou uma quadrilha que deu rombo de R$ 6.5 BI nos Fundos de pensão das estatais, incluindo a Petros (4,5).

Lembrando que a operação Lava Jato, chefiada pelo juiz Sergio Moro  que investiga a Petrobrás, e a Operação Greenfield, que investiga os fundos de pensão da estatais, foram criminosamente omissas na ida de Guedes para o ministério da Economia.  

Por outro lado, os petroleiros ativos e aposentados, ao invés do prêmio recebido internacionalmente pela Petrobrás, no Brasil estão pagando através do Plano de Equacionamento de Déficit – PED, com no mínimo 13% de seus salários e por 18 anos, por um rombo na Petros. 

Pasmem! A direção da Petrobrás e a direção da Petros ainda querem estender o pagamento do rombo, ao invés de 18 anos, em vitalício
O absurdo é que esses petroleiros nunca foram gestores da Petros e nem houve auditoria que pudesse comprovar esse rombo.


Lamentavelmente, as combativas entidades, FUP, FNP e a AEPET, fazendo coro com o Fórum Petros, concordam que os petroleiros ativos e aposentados paguem o PED!

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.   



Rio de Janeiro 29 de março  de 2020.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em:
 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 



Nenhum comentário:

Postar um comentário