quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A picaretagem de Bolsonaro em Itaipu é impedimento para seu governo privatizar estatal brasileira!


por Emanuel Cancella


Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=LvD47bgdQGU

                                     Resultado de imagem para Bolsonaro em Itaipu
No Paraguai, Bolsonaro vai de muambeiro a suposto operador corrupto de Itaipu (9)!

Bolsonaro e seu partido o PSL estão envolvidos na tramoia de Itaipu no contrato do excedente de energia que favoreceu a empresa da família de Bolsonaro. 

Itaipu é empresa binacional, propriedade do Brasil e Paraguai. O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez é acusado de traição à pátria após documento assinado com Brasil aumentar custos paraguaios em US$ 200 milhões (1).

Reportagem do jornal ABC, do Paraguay, nesta quarta-feira, revela que o advogado José Rodríguez González, que atua como assessor jurídico informal do vice-presidente, Hugo Velázquez, intermediou a exclusão de uma cláusula para beneficiar a empresa brasileira Léros Comercializadora, que seria ligada à família Bolsonaro, no acordo secreto de renegociação da Usina Hidrelétrica de Itaipu, assinado no dia 24 de maio pelos presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez (2,3).

Esse escândalo envolvendo Bolsonaro e a empresa Léros,  da família do presidente brasileiro é impedimento ético, moral e legal para que seu governo promova qualquer venda de estatal. Itaipu pertence a Eletrobrás. Esse caso de Itaipu é tipificado como delapidação do patrimônio público.

O clã Bolsonaro que já é recordista em nepotismo já que nomearam 102 pessoas com laço familiar (5). Bolsonaro recordista em nomeações parentesca ou nepotismo, agora quer levar o clã ao mundo dos negócios estatais e espúrios.

E o mais grave é que o ministro da Economia de Bolsonaro Paulo Guedes quer quer privatizar tudo, deu rombo de R$ 1 BI nos fundos de pensão ligados as estatais (6,8).

Chama atenção que o banco Pactual fundado por Paulo Guedes teve um lucro de 50,2% no segundo trimestre de 2019 (7). O fato de Paulo Guedes ter dado rombo nos fundos de pensão de estatais o descredencia a atuar em qualquer negocio envolvendo-as, que dirá vende-las!

Bolsonaro pode de ser acusado de tudo menos de não ajudar a família. 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

 


Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2019. 

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 


Nenhum comentário:

Postar um comentário