sábado, 13 de julho de 2019

Vale e Petrobrás, o que sobra para o país: desastres ambientais e combustíveis mais caros do mundo!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=N4dfnsg0FFw

Resultado de imagem para Vale e Petrobrás, o que sobra para o país: desastres ambientais e combustíveis mais caros do mundo!
A Vale do Rio Doce, quando privatizada virou Vale. A Petrobrás chegou a ser anunciada como Petrobrax, mas conseguimos, na ocasião, vencer a Privataria Tucana. Para isso fizemos a maior greve da categoria, de 32 dias, graças ao apoio da sociedade.


Como agora, na época também tentaram desmoralizar a Petrobrás, então a Globo, em conluio com FHC, comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás.

Entretanto os apelidados de marajás em resposta desenvolveram tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal.

Mas a Globo, não satisfeita, em dezembro de 2015, em editorial, publicou: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil “(1).

Bolsonaro, que dissera que tinha que fuzilar FHC porque estava entregando as estatais , como a Vale do Rio Doce e também as nossas reservas petrolíferas, anuncia agora a entrega da BR Distribuidora, metade das refinarias e a Cessão Onerosa do pré-sal, estabelecida por Dilma em seu governo (4 a 8).

Essa cessão Onerosa do pré-sal possui mais de 15 BI de barris de petróleo e foi criada para custear o desenvolvimento e produção da área do pré-sal sem onerar os cofres públicos.

A cessão Onerosa serve também para tapar a boca daqueles que dizem que a Petrobrás não tem dinheiro para financiar os custos do pré-sal. Pois a Petrobrás criou a tecnologia do pré-sal e ainda garantiu o financiamento da sua produção.
O picareta do ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que privatizando o preço do gás pode cair até 50% (2).
Pergunta que não quer calar: por que Guedes não diminuiu o preço da gasolina e do diesel? Só engana a população dizendo que vai diminuir o do gás para facilitar o repasse de nossas riquezas ao gringos .

Chamo Guedes de picareta porque ele deu rombo de R$ 1 BI nos fundos de pensão das estatais, entre eles o da Petros (3).

E por conta desse rombo, sem nunca terem sidos gestores da Petros, os petroleiros, ativos e aposentados, estão pagando 13% de seus salários por 18 anos. E Paulo Guedes nem foi preso e muito menos está pagando pelo rombo. 

Com a privatização, o que sobrou da Vale do Rio Doce, a maior mineradora de ferro do mundo, para os brasileiros foram os desastres ambientais anunciados e já acontecidos como de Mariana e Brumadinho, com centenas de mortes.

A privatização do pré-sal, do gás e dos dutos da Petrobrás poderá resultar em desastres ambientais muito maiores que o da Vale. 

A área do pré-sal abrange Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santos. Com a chegada das multinacionais do petróleo vamos assistir a produção predatória, acelerada e com grau de risco alto em busca de maiores lucros, você acha que esses nossos balneários  serão respeitados por empresas estrangeiras? 

Nas mãos da Petrobrás o pré-sal já responde pela metade da produção nacional de petróleo e nunca assistimos a nenhum desastre ambiental.
Você ouviu falar em desastre ambiental da Vale do Rio Doce, antes da privatização?  Reflita!
Em tempo, por favor Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog  e deixe um comentário.



Janeiro, 13  de julho de 2019. 

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese. 

 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)
Meus endereços eletrônicos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário