segunda-feira, 29 de abril de 2019

Moro foi cúmplice dos tucanos por 15 anos. E do clã Bolsonaro até quando?


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=f2f4ku8hYNk

Resultado de imagem para Moro blindou com perfeição os tucanos por 15 anos. E o clã Bolsonaro até quando?

Não ouvi de ninguém um balanço da prestação de serviço do ex-juiz Sergio Moro aos tucanos.

Consultei no Google, essa maravilha do século. E o relacionamento de Moro com os tucanos, na minha pesquisa, começa no escândalo do Banestado em 2003, que deveria ter tanto estardalhaço como o Mensalão e o Petrolão (1).

Mas, no Banestado, não tinha PT, e aí não interessa à mídia, principalmente a Globo. Mesmo sendo conhecido como a “mãe de todos os escândalos” e envolvendo valores superiores a todos os escândalos juntos, pois estamos falando de meio trilhão de reais.

Segundo o ex-governador do Paraná, Roberto Requião, um escândalo exclusivamente tucano e nenhum deles foi preso (2).

Depois passamos pelo mensalão em 2004, o juiz Sérgio Moro atuou como assistente da ministra Rosa Weber, no julgamento do ex-ministro José Dirceu, ex-ministro da casa civil de Lula. E Dirceu foi preso por uma decisão que entrou na história como um disparate jurídico, qual seja: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite” (4).

Se no Mensalão, contra Dirceu não havia provas, mas mesmo assim mandou prendê-lo, contra os tucanos mesmo sendo anterior ao do PT os crimes estão prescrevendo sem sequer serem julgados (3).  

E chegamos na lava Jato, também chefiada pelo juiz Sergio Moro, que investiga a Petrobrás. As cenas do Petrolão foram tão impactantes que virou filme: Polícia Federal – A lei é para todos. Mentira! Até porque só investigaram a gestão do PT, na Petrobrás.

Aliás, o ex-presidente Lula está preso por conta de um tríplex no Guarujá e de um sitio em Atibaia, que a Lava Jato diz que é de lula, fruto de corrupção na Petrobrás, mas a Operação, nunca provou e nem mostrou à sociedade, o registro de imóvel ou qualquer outro documento hábil ligando as propriedades a Lula.

Depois de mais de 3 anos de investigar Lula, sua esposa, filhos, amigos e compadre nada encontraram contra Lula, tanto que, ao vivo, na Globo, o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol anunciou que não tinha provas contra lula, só sua convicção (5).

Já o ex-presidente tucano, FHC houve várias delações o envolvendo em várias falcatruas na Petrobrás, em algumas até com o próprio filho. E mais, FHC chegou a reconhecer em seu livro, Diários da Presidência, que havia corrupção na Petrobrás em seu governo. Com um agravante, FHC tem realmente indícios de enriquecimento ilícito, como apartamento em Paris e Nova York e fazenda com aeroporto no Brasil. E com tudo isso nada de investigação (6,7,8,9).   

E podemos citar como audácia do ex-juiz Sergio Moro o fato de o ex-governador, tucano, Aécio Neves ser recordista em citação na Lava Jato, e continuar livre, leve e solto, e, como deboche, ainda cobra arrependimento de Lula (10).     

Em se tratando da blindagem dos tucanos, a nota do ex-juiz Sergio Moro é dez. Mas agora, como ministro da Justiça de Bolsonaro, Moro vai enfrentar uma pedreira: em menos de seis meses de governo Bolsonaro, Moro já jogou para baixo do tapete: o Queiroz, o envolvimento do clã Bolsonaro com as milícias e o laranjal do partido da família, o PSL (11 a 13).

Será que Moro consegue a mesma proeza?

     
  .  



Rio de Janeiro, 29 de abril de 2019.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.
 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 







Um comentário:

  1. O que o ministerio publico diz http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/caso-lava-jato/atuacao-na-1a-instancia/investigacao/relacao-com-o-caso-banestado

    ResponderExcluir