sexta-feira, 19 de abril de 2019

A privatização das estatais leva FHC e Bolsonaro ao pelotão de fuzilamento!


por Emanuel Cancella



Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=kmph4bU2xqs


Resultado de imagem para o pré-sal pode ser patrimonio inutil

Bolsonaro, que disse no programa de Jô Soares que FHC tinha que ser fuzilado por privatizar as estatais e entregar nosso petróleo, agora entra na linha de tiro. Isso porque Guedes diz que Bolsonaro pode privatizar a Petrobrás (1, 2). 

Bolsonaro vai vender a Cessão Onerosa do pré-sal, que possui mais de 15 BI de barris de petróleo, e diz que em poucos meses vai ainda privatizar metade das refinarias (3,4). 

Creio que Bolsonaro corre perigo, pois os militares foram os maiores defensores da Petrobrás: participarem ativamente da campanha do petróleo da década de 40/50 e durante seus governos, de 1964 a 1985, além da Petrobrás fortaleceram várias estatais como Embraer e Eletrobrás etc.

 Os petroleiros na década de 90 derrotaram fragorosamente FHC e a Globo que na tentativa de privatização comparavam a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajá.

Nem o desenvolvimento de tecnologia inédita no mundo no governo Lula, que permitiu a descoberta do pré-sal em 2006 aplacou a ira da Globo.
 Em dezembro de 2015 a Globo em editorial: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (5).  O pré-sal a maior descoberta de petróleo no mundo contemporâneo e já responde pela metade da produção brasileira. 

Por possuir as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela sofre ameaça de guerra dos EUA, que querem se apossar desse petróleo. O Brasil de Bolsonaro é aliado potencial dessa armação que Trump denomina de “ajuda humanitária”.  

Enquanto, na Venezuela, Maduro resiste bravamente, no Brasil o capitão Bolsonaro entrega todas as nossas riquezas!

 Os petroleiros com certeza não vão fuzilar ninguém, mas vão responder a altura ao entreguismo de Bolsonaro!


Rio de Janeiro, 19 de abril de 2019.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.
 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.
 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 









Um comentário: