sábado, 13 de abril de 2019

A Dilma segurava os preços dos combustíveis na Petrobrás. Viva Dilma!

por Emanuel Cancella


Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=4AXj_mdNAe0

Resultado de imagem para Caminhoneiros Fora Dilma

Agora enfrentamos uma ameaça de greve dos caminhoneiros e só por isso Bolsonaro mandou cancelar o aumento do diesel.  

A lógica do governo Bolsonaro é de servir ao mercado, principalmente aos banqueiros e aos grandes empresários.
Quer dizer que o povo brasileiro foi para as ruas, na maior campanha cívica que o país conheceu, que foi “O Petróleo é Nosso!”, para entregar nossos petróleo aos gringos e para dar dinheiro para banqueiro e grande empresários, em detrimento dos nossos pobres? Já em 2018, os brasileiros passaram a usar lenha e carvão, imagine agora com os constantes aumentos no preço do gás? (4).

Os empresários, donos dos postos de gasolina, já  ganham rios de dinheiro na distribuição de derivados de petróleo. Basta observar o número de postos de gasolina para perceber que o negócio é bem sucedido. Por que será que o posto Ipiranga é líder absoluto nas propagandas de TV?

Para queimar o PT, seus críticos diziam que o Brasil tinha a gasolina mais cara do mundo e agora ficam calados com aumento praticamente semanal, não só da gasolina.

A Petrobrás, nos seus 66 anos, cumpriu o compromisso de abastecer de combustível, ininterruptamente, o país de norte a sul de leste a oeste.

E fez mais! A Petrobrás, com os impostos que paga, financiou as principais obras do país.
A Petrobrás também é responsável por milhões de empregos diretos e indiretos. Tinha cerca de 80 mil empregados diretos; algo em torno de 400 mil terceirizados; milhares de empregados indiretos na indústria naval, responsável pela construção principalmente de navios, sondas e plataformas.

Toda essa mão de obra está sendo dispensada, o que leva ao recorde do desemprego. Por exemplo, navios e plataformas agora são construídos no exterior, gerando emprego e renda aos gringos.

A Petrobrás com todo serviço prestado à nação, no governo de Lula, ainda desenvolveu tecnologia inédita no mundo que resultou na descoberta do pré-sal. Com reservas  confirmadas de 100 BI de barris de petróleo, a Petrobrás  garante nosso abastecimento no mínimo nos próximos 50 anos. Qual empresa oferece isso ao país? Os EUA fazem guerra e derrubam governos para se apossar do petróleo alheio, inclusive está de olho no pré-sal.
Dilma chegou a chamar o pré-sal do “passaporte para o futuro”. Lula criou a lei Partilha (LEI Nº 12.351, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010.) que entre outras coisas determinava que os royalties do pré-sal seriam de 75% para educação e 25% para a saúde.
Hoje sabemos que o pré-sal possui no mínimo 100 BI de barris de petróleo, os técnicos falam que pode chegar a 300 BI. Considerando o valor do barril de petróleo no mercado internacional a US$ 50 chegamos a US$ 5 trilhões.   

Pasmem! Bolsonaro, que disse no programa do Jô Soares que FHC tinha que ser fuzilado por privatizar estatais e entregar nosso petróleo, agora a prioridade de seu governo é entregar aos gringos a Cessão Onerosa do pré-sal, que possui, no mínimo, 15 BI de barris de petróleo (1,2,3).  

Os caminhoneiros chegaram a pedir o “Fora Dilma”. E Dilma, segundo seus críticos, segurava os aumentos do diesel.  

E agora Bolsonaro vai ser fuzilado e os caminhoneiros vão pedir o “Fora Bolsonaro!”?

Dilma estava certa!




Rio de Janeiro, 13 de abril de 2019.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.
 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 






2 comentários:

  1. Nem esses 100 Bilhões de Barris nos pertence. grande parte(e o resto também)é dos Gringos sobretudo, dos estados unidos! vai ficar pior.

    ResponderExcluir
  2. Só a misericórdia de Deus pra tirar todas essas mazelas.

    ResponderExcluir