quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Sabe o Ciro Gomes? A culpa é do PT!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=5fP3-CdyHWs

Resultado de imagem para Brizola falava das crianças no Cieps: “E vão para suas Casas Alimentadas e Banhadas!”
Momento antológico em que Darcy Ribeiro beija Leonel Brizola na inauguração do Sambódromo em 1984 !

Sempre tive um caso de amor com o PT, mas também flertava com o PDT de Brizola. A ideia do socialismo moreno me seduzia, iá ao delírio, quando o velho Briza falava das crianças no Cieps: “E vão para suas Casas Alimentadas e Banhadas!”

E Darcy Ribeiro, o Brizola “Paz e amor”? Darcy foi o intelectual que dedicou a vida inteira às universidades e aos índios. Brizola, em um de seus momentos de indignação com a Globo, disse a Darcy: “Vou abrir guerra contra a Globo”. E Darcy: “ Ok,comandante e qual a TV que está conosco?”. Quando Brizola respondeu que nenhuma, então Darcy disse: “ Tá doido?”.
E Brizola abriu guerra com a Globo e não venceu, mas também não se rendeu, e deixou para seus seguidores, a máxima:

 “Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem (…). Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”

Lembrando aqui de outro ex-candidato a candidato do PDT à presidente da República, o saudoso Bautista Vidal. Ele foi  criador do Programa Nacional do Álcool, o Proálcool,  integrante do Diretório Nacional do PDT e apaixonado pelo Brasil. Vidal, em discurso acerca das potencialidades do país, falava do Brasil tropical e que o sol é a maior usina atômica do planeta, mas os brasileiros desperdiçavam essa energia.

Depois dessa seção de nostalgia, vamos ao Ciro Gomes, atual candidato à presidência do PDT. Vale lembrar que antes de chegar ao PDT, Ciro já foi do PDS, PSDB e PPS (1).

Brizola criador, do PDT, e Lula, do PT, aliás, nunca mudou de partido, eram como irmãos, mas tinham lá suas diferenças, a mesma que hoje coloca de um lado Lula e de outro Ciro: ambos disputam o mesmo cargo: a presidência.

Lula chegou a dizer que Brizola pisava até no pescoço da mãe para chegar à presidência (2). E, em 1989, Brizola, que ficou em terceiro, chegou a propor, no segundo turno, a renúncia de Lula em favor de Mário Covas, do PSDB, para disputar com Collor (3). A proposta de Brizola mais parecia uma retaliação, já que Lula, que o derrotou, conquistou a chance de disputar com Collor a presidência.

 Mas fora isso, Brizola e Lula eram aliados em potencial, ambos sempre defenderam o governo voltado para os mais pobres.

Mas agora Ciro, que entrou para o PDT, incorpora Brizola no fogo amigo. Ciro o tempo todo acena para o PT, mas para ele ser o protagonista, já que ele não aceita ser vice e é legitima sua postulação.

Ciro, tanto como o PT de Lula, promete rever as medidas do golpista MiShell Temer. A diferença entre Lula e Ciro é que Lula já fez tanto que saiu do seu 2º governo com 87% de aprovação popular e ainda elegeu Dilma sua sucessora, e também Lula é líder em todas as pesquisas.

Ciro, que traz em sua campanha a herança brilhante de Brizola, quer agregar também a herança de Lula, aliás, a fila é grande desses postulantes.
Agora, fazendo-se de vítima, Ciro diz que é um cabra marcado para morrer.
Em sabatina, no canal Globonews, o presidenciável do PDT lamentou que o PT e Lula tenham trabalhado para inviabilizar sua aliança com o PSB (4).

Creio que a ampla maioria dos eleitores de Lula tem na candidatura de Ciro, assim como de Guilherme Boulos e Manuela, postulantes de esquerda e do campo progressista. Esses eleitores votarão neles, se eles chegarem num eventual 2 º turno, e esperamos que a recíproca seja verdadeira, em relação a Lula.

No mais, assistimos aos profetas da terra arrasada dizendo que o PT e Lula estão dando as costas para o povo. E agora conseguem até espaço na Globo, esta sempre disposta a aceitar quem fale mal do PT e Lula.

Muitos desses são aliados de Lula e do PT, mas, lá atrás, já queriam a renúncia de Lula em favor de Ciro! Eu não sou estrategista político, mas não quero que Lula ganhe a eleição no Ceará, quero vê-lo ganhar a eleição no Brasil!
  
  


Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2018.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 



Nenhum comentário:

Postar um comentário