quinta-feira, 5 de julho de 2018

A César o que é de César, a Lula o que é de Lula!


por Emanuel Cancella


Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=7ZUwySnPhFc

                                   Resultado de imagem para A César o que é de César, a Lula o que é de Lula!

Perguntaram a Jesus, “Diga: é lícito ou ilícito pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não?”.
Ante essa provocação, Jesus simplesmente responde. “Dai a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César.”

Não vamos entrar na polêmica se Lula foi um grande presidente. O povo, através das sucessivas pesquisas de intenção de voto, já tem respondido. Lula é líder em todas elas.

Mas tem uma questão anterior a ser resolvida por nós brasileiros: é justo um homem estar preso sem nenhuma prova, ou melhor, por uma prova forjada, como é o caso de Lula em relação à reforma do tríplex do Guarujá?

Primeiro que a Lava Jato nunca comprovou a propriedade de Lula, seja através do registro de imóvel ou qualquer outro documento válido, que consiga ligar o tríplex de Guarujá ao ex-presidente Lula.

Segundo, e o mais grave, a reforma é uma armação do juiz Moro junto com o dono da OAS, Leo Pinheiro, que está preso. Leo declarou, em delação premiada, para diminuir sua pena, que a reforma do tríplex foi a pedido do ex-presidente Lula, como propina na Petrobrás. Afirmou isso sem provar nada.

A resistência de Moro impedindo por varias vezes os advogados de Lula em vistoriarem a reforma do tríplex do Guarujá e também impedindo o acesso as notas fiscais envolvem Moro diretamente na trapaça.
Hoje a sociedade sabe que as notas fiscais são todas falsas, e algumas de Curitiba, e estamos falando de uma reforma em São Paulo (4).

Assim Lula, na Lava Jato, foi denunciado e condenado  por um tríplex que não lhe pertence  e agora está preso por uma reforma que hoje sabemos que não existiu, o que já está comprovado por fotos e vídeos disponíveis a todos na internet (2,3).

É bom lembrar , na Constituição Federal de 1988, o Art. 1º  , parágrafo único.

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

Na verdade o que a Lava Jato está fazendo com Lula, teoricamente o faz em nome do povo.  Isto porque o poder dos governantes em legislar, cobrar impostos, prender, etc, emana do povo e em seu nome será exercido.

Entretanto é obvio que a maioria do povo não concorda com a prisão de Lula, as pesquisas dizem isso. Mas ele continua preso, sem nenhuma prova.

Como dizia o senador e pastor americano, Martin Luther King:

O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.

Não podemos analisar a prisão de Lula com uma disputa da direita e da esquerda. Temos que analisar a prisão de Lula, em princípio, como uma questão humanitária. Temos vários exemplos de conservadores que mostraram que isso é possível.

O advogado Sobral Pinto, um conservador, entrou nos quartéis e no tribunal militar para defender o primeiro senador comunista, Luis Carlos Prestes, também citado no livro de Jorge Amado como “Cavaleiro da Esperança”!
Sobral Pinto usou a lei de defesa dos animais, alegando que seu cliente, na prisão, estava sendo tratado pior que um animal.

Na década de 70, o ministro de Minas e Energia, Aureliano Chaves senador pelo PFL/Ba, anistiou todos os petroleiros demitidos pela ditadura militar, esquerdistas, muitos ligados a partidos comunistas.   

Aureliano foi informado que o chefe dos recursos humanos da Petrobrás, na época o coronel Darci Siqueira, negava a implementar a anistia. Aureliano demitiu o coronel pelo telefone, colocou no RH, Heitor Chagas e foi então implementada a anistia na Petrobrás.

Outro conservador Josaphat Marinho, o senador do PFL/Ba, era um jurista renomado e colaborou com a democracia quando auxiliou na elaboração da Constituição de 88, principalmente na lei do petróleo.

Outro aliado das boas causas, o jurista Técio de Lins e Silva. Este nada conservador. Técio foi brilhante e fulminante, no plenário do STF, às vésperas da derrubada da “Condução Coercitiva”. Veja o discurso de Técio (1).

Segundo Técio, Sobral Pinto, dentro do tribunal militar, avisou aos gritos: “Vou denunciá-los à nação!” O presidente do tribunal, que era da Marinha, mandou que os fuzileiros navais detivessem sobral.

E por último a frase que norteia minha vida. Sobral Pinto: “A advocacia não é profissão para covardes ! ”    


Fonte: 1 - https://www.youtube.com/watch?v=VZWsBq4pvgo  
4 - http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=100292



Rio de Janeiro, 05 de julho de 2018.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 





Um comentário:

  1. Excelente ensaio, artigo? Sr. Cancella, o Senhor honra a profissão. Leva alto o brado de Tevio Lins e Silva. Divulgo amplamente!

    ResponderExcluir