segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Nem a ditadura militar resolveu o problema do Brasil, que dirá a intervenção militar!

por Emanuel Cancella

O que o Rio e o Brasil precisam é do estado social: buscar saúde e educação para todos; geração de emprego para os milhões de desempregados; preparação eficaz para nossas polícias, inclusive remunerando em dia e adequadamente, e muito mais.

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=gqRi8W1eDHc

Resultado de imagem para Latuff e a intervenção no Rio?

A igreja primeiramente chegou a apoiar a ditadura militar, inclusive organizando a passeata de 200 mil pessoas (A marcha da família com deus pela liberdade) (1). Depois a Igreja católica foi o maior foco de luta contra os ditadores militares.

A classe media também apoiava a ditadura, mas quando ela passou a perseguiu, prender, torturar e matar seus filhos ela se insurgiu. O exemplo clássico heroico e doloroso é de Zuzu Angel, como descrito nos textos abaixo:

“Ela não pôde segurar o filho morto nos braços, enxugar o suor e o sangue de seus poros e dar o beijo da despedida. Não jogou flores sobre o caixão, nem teve uma sepultura para visitar quando a saudade doeu fundo na alma. Até o fim de seus dias, a mineira de Curvelo Zuleika Angel Jones (1921-1976), que entrou para a história e o mundo da moda como Zuzu Angel, foi guerreira e lutou com todas as forças de mãe para encontrar o corpo de Stuart Edgar Angel Jones, assassinado aos 26 anos, em maio de 1971, pelos órgãos de repressão, no auge da ditadura militar” (2).


 “Na madrugada de 14 de abril de 1976, a estilista Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, morreu quando seu carro caiu da Estrada da Gávea, na saída do Túnel Dois Irmãos, no Rio de Janeiro” (4).  “Ex-delegado do Dops diz que morte de Zuzu Angel foi planejada pela ditadura (3)”

Nos EUA e na Europa não existe golpe militar, mas os EUA vivem patrocinando golpes no mundo.

Os próprios militares, como um todo, não devem ter boas lembranças da ditadura militar, pois eles foram vitimas das perseguições, prisões, torturas e morte (10). 

Em nosso continente, as ditaduras militares, sempre financiadas pelos EUA, assassinaram também cidadãos estadunidenses: o filme O Desaparecido (Missing), de Costa Gravas, mostra o desaparecimento de um jovem, Charles Horman, escritor e jornalista que foi trabalhar no Chile em 1973. Charles traduzia artigos do Whashinton Post e do New York Times para uma publicação considerada subversiva. 

Seu pai, Ed, veio ao chile em busca do filho que estava desaparecido e descobre que seu filho fora assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet que, através de um golpe, aos moldes do Brasil, derrubou o governo democrático de salvador Allende (5).

A cena que me marcou no filme, e me emociona até hoje, é o pai, dentro do Estado Nacional de Futebol, através de um microfone. chamando pelo filho, no meio daquela multidão de jovens presos. Mal sabia o pai que o filho já estava morto e enterrado, e numa parede, naquele mesmo estádio.   

Voltemos a 2018, com a pesquisa do Planalto: 83% dos cariocas aprovam a intervenção militar (6) Com certeza que muita gente está apoiando, mas lógico que existe um grande exagero nessa pesquisa do Planalto, e também, olhando para as outras intervenções, como da Maré, esse apoio vai ser por pouco tempo.  

Aliás, o vampirão neoliberal coloca as forças armadas numa furada. Como em outras intervenções, o desgaste das forças armadas vai se enorme. Uma coisa é chamar as forças armadas para ajudar na segurança de grandes eventos internacionais como Eco-92; outra coisa é fazer policiamento em comunidade substituindo as polícias treinadas e os bombeiros.

O triste é que a maioria dos soldados que compõem essas forças de intervenção são pobres e vão combater os pobres.

Na verdade o vampirão neoliberal aplica a agenda “Bolsonaro”, já vemos nas redes sociais vídeos como o que pregava o deputado Sivuca:  “Bandido Bom é Bandido Morto.

Já tivemos aqui um boom no Rio das chamadas “Milícias” que o tempo mostrou que de nada difere dos bandidos, ou são até piores, pois muitos dessas milícias eram formadas por policias, bombeiros, que pregam o “Sabe com quem está falando?”

O que o Rio e o Brasil precisam é do estado social: buscar saúde e educação para todos; geração de emprego para os milhões de desempregados; preparação eficaz para nossas polícias, inclusive remunerando em dia e adequadamente, e muito mais.

O estado tem dinheiro já que pode pagar auxílio moradia, imoral e ilegal a juízes e procuradores, inclusive essa turma nunca sofreu atraso em seus supersálarios.

Vampiro Neoliberal vai gastar bilhões com intervenção que ele já pensa em levar a outros estados.

Por que não investir no estado social?
                                                                                                      
Grande parte dessa misancene do vampirão neoliberal é para barrar a candidatura Lula. Pois no governo Lula, o país viveu o pleno emprego; o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU e cerca de 36 milhões de brasileiros saíram da zona da miséria (7,8,9). E a esquerda falava, e é verdade, que o PT dava migalha ao povo, realmente se comparada com o que ganham os banqueiros, juízes e procuradores.

Pois é, o povo quer de volta Lula e a migalha! O povo sabe que Temer é o culpado da crise atual: pois apoiou a pauta bomba para derrubar a Dilma, e é responsável pela PEC da Morte  e as reformas trabalhistas e previdenciárias.

Agora a sociedade tem que fazer uma reflexão sobre golpe militar de 1964: A sociedade investe nos militares, como nos governos do PT, com submarinos nucleares, caças suecos, armamentos de primeira geração, cursos de formação no país e no exterior, principalmente nos EUA. Como conceber que esses militares ameacem ou ousem virarem as armas contra a sociedade civil?


10 - https://www.vice.com/pt_br/article/pa3kkk/os-soldados-brasileiros-torturados-durante-a-ditadura-militar


Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 2018.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 



2 comentários:

  1. Essa foi de f...der!!
    Caro sr. Cancella, até entendo as pessoas não quererem ler resetados, eles escrevem de forma muito dura, mas os que impedem o "cancellamento" da nação escrevem de forma primorosa e mesmo assim a macacada só quer assitir novela e achar que buraco de fezes é órgão sexual?
    Parece que o povo já virou excremento (nascidos do "ógão sexual ânus"), de outra forma seus escritos (esse por exemplo) seriam textos para se colocar no mural para todos lerem!

    Eu como carioca que sou me sinto envergonhado por perceber que o carioca graças à rede globo virou protoviado!
    Esse vídeo abaixo é prova do que digo:
    https://www.youtube.com/watch?v=eBdSBmTFR5g
    Os caras não tem sequer mais o sotaque carioca, usam o "s" típico de viados, com aquele acento pedante!
    É esse o povo do RJ atual??
    Isso é engenharia da globo de abichalhamento geral!!!
    Devem ser dessa safra os 83% apoiadores de agenda temerosa aí no RJ.
    Só que franguetes zona sul, os "meninos" do baixo leblon, a garotada gama filho!
    E graças a essas coisas eonizadas o RJ ficou frouxo e grita polícia mesmo quando sabe que só dá bandido em "segurança pública"!
    E agora os dragões da independência serão os novos sonhos eróticos da pederastia, antes eraPF judeu barbudo com jeito de "lenhador" e hoje serão os saradões com mais de 1,90 m polacões dragoninos que farão os sonhos da mulherada carioca que pelo jeito já nem sabe o que é homem e dos baitolas com voz fina e jeitinho delicado da vovó!

    Os tapados de farda, adolescentes imbecis gerados por agendas de rede globo de viadagem e pedofilia serão os paladinos da justiça?
    Porque o valentão coronel não vai dar a cara a tapa para a bandidagem, tirar onde de macho atrás de armas ou soldados imberbes é tão valente quanto morder a fronha durante a submissão!
    Esse papo de valentão armado tem que acabar, policial ou militar que tira onde de valente tem que ser posto frente a frente com os desafetos e SEM apoio de armas, e a briga tem que ser até o fim.
    É assim que se vê quem é general de guerra ou general de gabinete, é assim que se vê quem é general que toma viagra e general que é homem!
    Se o estado é governado por um zero com mão tão frouxa que dá nojo, como podemos acreditar que meninos educados por valentões atrás de armas serão homens?
    O governante usa cinta abdominal para posar em foto de jornal!
    Nenhuma pessoa de bom senso aceitaria o temeroso vampiresco sequer como alguém aceitável no meio social!
    O pezão é aquele assombro de medonhismo e mesmo assim o povo elegeu esse excremento?
    E olha que ele riu da cara do Amarildo!
    Que tipo de carioca existe hoje?
    Creio que mais de 80% é lixo urdido, gerado, temperado pela pederastia pedófila da rede globo e sua agenda viada.
    Na minha opinião, acreditar que essas flores do vídeo terão qualidade para descer do morro se o Lula for preso é o mesmo que acreditar em geraldos vandrés e suas canções que não se esqueciam de flores!
    Caro sr. Cancella, para se ter agonia para lutar pela dignidade é preciso ser HOMEM antes de tudo, e educados por rede globo são tudo, menos homens!
    Essa agenda agora se alastrará pela fossa brasilis inteira, e a fossa será dividida em fossas menores e mais fáceis de parasitar sem contestação!
    Como afirmo e reafirmo, povo que entende buraco de fezes órgão sexual é excremento, pois SEXO É REPRODUÇÃO!
    E TODOS os agentes do caos foram gerados por mulheres que já acreditavam que buraco de fezes pode ser sim órgão sexual. Como disse o bolsonaro em uma entrevista com um gentili de voz de menina: entre quatro paredes vale tudo entre "omem" e mulher! Parece até que fio terra tá legal!
    Se homem acha que entre quatro paredes buraco de defecar de mulher é órgão sexual fica patente que nasceu desse órgãO SEXUAL!
    Isso É o povo que legitima buraco de defecar órgão sexual!
    Acho que a intervenção tem que ser bomba atômica, a primeira em brasilia, pois espécie que degenerou só tem um destino coerente, a EXTINÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Caro sr.Cancella
    Já leu o texto do Glauber Braga na Marcha Verde?
    http://www.marchaverde.com.br/2018/02/glauber-braga-bandidao-temer-nao-tem.html

    ResponderExcluir