quinta-feira, 8 de junho de 2017

Pedro Parente se alia a Lava Jato para destruir a Petrobrás

por Emanuel Cancella

Enguanto a mídia dirige toda a atenção da sociedade para o julgamento do temeroso, Parente segue entregando o maior patrimônio do povo brasileiro, a Petrobrás.   

Resultado de imagem para Pedro Parente se alia Lava Jato para destruir a Petrobrás
O tucano Pedro Parente foi nomeado presidente da Petrobrás por Michel Temer e já aí começaram as irregularidades. Isso porque, pelas regras atuais da companhia, Parente não poderia presidir uma empresa que susta até pagamento de PIDV para empregados envolvidos em ação na justiça. E não libera o valor a ser pago até que o processo seja decidido, com trânsito em julgado, inclusive para gerentes.

Entretanto, para  Pedro Parente a lei não vale, já que não poderia entrar por ser réu em ação de venda de ativos, movida por petroleiros quando ele era então ministro de FHC e membro do Conselho de administração da Petrobrás (2). Como pode presidir a Petrobrás? Ou a regra só vale para os outros petroleiros?

Pedro Parente esculacha também com a lei de licitação, liquidando a Petrobrás, vendendo bens de valor inestimáveis  para quem quer e pelo valor que ele próprio determina: pré-sal, malhas de dutos, usinas de fertilizantes, de biocombustíveis. Para Parente tudo está à venda!

No auge do cinismo, Pedro parente cria a diretoria de Gestão, Risco e Conformidade, que fez parte das medidas corporativas, desencadeadas a partir dos fatos revelados pela Operação Lava Jato, segundo entrevista com o diretor João Elek Junior, no jornal Fatos e Dados (3):
.Com relação ao nosso novo Canal de Denúncia, segundo o diretor, foram registradas cerca de 1.400 denúncias nos últimos seis meses de operação. Outra frente de ação está na recuperação, por vias judiciais, de valores desviados nos casos de corrupção em contratos. O montante reavisto já chega a R$ 309 milhões nas fases da Operação Lava Jato.
No âmbito das sanções disciplinares, nosso diretor revelou que, apenas em 2016, ocorreram 20 demissões por justa causa, o mesmo número contabilizado durante todo o ano de 2015. As suspensões somam 69 no primeiro semestre, contra um total de 84 suspensões ao longo do ano passado inteiro. Entre as medidas, Elek cita o treinamento à distância sobre prevenção à corrupção, que já capacitou cerca de 60 mil empregados... (3)

Mas essas medidas só valem para os demais petroleiros, pois Pedro Parente também desrespeita a lei de licitação e nada acontece e sai destruindo a Petrobrás impunemente. E rindo da cara do povo, ainda impõe aos petroleiros a assinatura do Código de Ética e curso de combate à corrupção!

Internamente Pedro faz da Petrobrás um verdadeiro campo de concentração, cuja única saída do petroleiro é via PIDV. Aliás, o PIDV de Parente é igual ao de FHC, incluindo todos os petroleiros aposentáveis ou até com seis meses de concurso. Tudo para esvaziar a empresa e poder perpetrar seu plano de entrega da Petrobrás. Como o lema da ditadura militar: “Ame-o ou deixe-o.”

E faz tudo isso sendo protegido pela Lava Jato que, de forma muito suspeita, também não investigou o governo tucano de FHC na Petrobrás, apesar das inúmeras denúncias, muitas envolvendo o próprio filho (4,5,6).
E a mesma Lava Jato diz que Lula é o comandante máximo da corrupção na Petrobrás ( sem provas, claro,  mas com convicção) e nem sequer investiga os tucanos FHC e Pedro Parente.

Enquanto a mídia dirige toda a atenção da sociedade para o julgamento do temeroso, Parente segue entregando o maior patrimônio do povo brasileiro, a Petrobrás.   
Nem denúncia formalizada no MPF, em novembro de 2016, acusando a Lava Jato de omissão, sensibiliza a Operação (7). Para que não fique dúvida de que lado está a Lava Jato, o MPF, a pedido do juiz Sergio Moro, em dezembro do mesmo ano ainda intima o petroleiro autor da denúncia (8).

Para a Lava Jato fazer vista grossa ao governo de FHC na Petrobrás e permitir o descalabro que Parente faz na Petrobrás é porque estão juntos e misturados. Agindo em dobradinha,  agora Pedro Parente, mais sujo que pau de galinheiro, entra no auxílio externo da Lava Jato ao cobrar a devolução dos valores do tríplex que querem, mesmo sem escritura, atribuir a propriedade ao ex-presidente Lula (1).

E Pedro Parente dificulta a defesa de Lula, já que Pedro atrasa a entrega dos documentos solicitados pela defesa de Lula e só entrega parte dela:
Segundo os advogados de Lula - os criminalistas Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira -, os documentos da Petrobras foram solicitados desde 10 de outubro de 2016, mas "foram levados - em parte - ao processo somente nos dias 28 de abril e 2 de maio de 2017, por meio digital".. (9)

Pedro Parente também usa a Petrobrás contra o PT, com a mesma lógica do prefeito Doria de São Paulo, ambos tucanos e golpistas, que diz “Nosso inimigo é o PT” (10). Dória aumentou o limite de velocidade na Marginal Tietê inflando o número de acidente e mortes. E Dória teve sua carteira de motorista cassada pelo DETRAN por velocidade excessiva e avanço de sinal, inclusive nas marginais (11).

Na verdade, o grande inimigo dos golpistas Pedro Parente,Dória e outros,  não é o PT, é a lei!        


Rio de Janeiro, 08 de junho de 2017.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese,  sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”
OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros ógãos de comunicação.

    (Esse relato  pode ser reproduzido livremente)

   Meus endereços eletrônicos: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário