domingo, 9 de abril de 2017

Petroleiros, eletricitários e atingidos por barragem discutem: bases e desafios para a luta popular, na energia.

por Emanuel Cancella

Vender ativos públicos a preços aviltados é fácil, quero ver se eles venderiam assim um patrimônio próprio.


Aconteceu, em São Paulo, como pauta da “Plataforma Operária e Camponesa para energia”, nos dias 7 e 8 de abril, no Centro de Formação Sagrada Família, SP. Presentes estavam o professor Luiz Pingueli Rosa; o ex-diretor da Petrobrás, Guilherme Estrela; Paulo Metri, do clube de Engenharia; os professores Dorival Gonçalves, da UFMT;  Igor Fuser, da Universidade Federal do ABC; Carlos Vainer , da UFRJ. Da FNP, Emanuel Cancella e Adaedson; da FUP, Jose Maria e João Moraes, o companheiro Magal, do Senge/SE, e muitos outros companheiros!

Majoritariamente o encontro reuniu trabalhadores do setor de energia, petróleo e do MAB (Movimento dos Trabalhadores Atingidos por Barragem).  Destaquei, no encontro, que os trabalhadores do petróleo e da energia fizeram o dever de casa nos quatro governos do PT, já que tornamos o Brasil autossuficiente em energia.

O grande problema é que tudo que foi conquistado está sendo destruído, principalmente no que diz respeito ao uso social dessas conquistas, como o nosso petróleo, que está sendo entregue; os royalties do pré-sal, que previam 75% para educação e 25% para a saúde, serão no governo golpista destinados para benefício dos gringos; tarifa social de energia para favorecer os mais pobres e expansão de luz do campo, nem pensar.
Estão privatizando nossa energia, transformando á agua e energia em mercadorias e liquidando a Petrobrás.

O professor Pingueli disse: “Vender ativos públicos a preços aviltados é fácil, quero ver se eles venderiam assim um patrimônio próprio”. Pingueli se referia aos leilões de hidrelétricas e de petróleo.

Vale lembrar que, na Petrobrás, Pedro Parente vende ativos, sem licitação, para quem quer e por quanto quer. E cinicamente, como sempre, quem vai financiar essas privatizações vai ser o BNDES, com dinheiro do contribuinte.

Além das mobilizações que a Plataforma vai organizar e se fazer presente, como nos leilões de hidrelétrica e de petróleo, participaremos também da greve geral do dia 28/4.
A Plataforma também vai elaborar uma cartilha para levar às populações mais populares o conhecimento da importância, em suas vidas, do petróleo e energia. A ideia é criar uma grande mobilização em torno do tema Petróleo e Energia e agua.
É bom lembrar que, nas décadas 40 e 50,  o povo brasileiro, sem TV e sem internet, criou  os Centros de Estudos do Petróleo, nos principais municípios brasileiros, que culminou na campanha O Petróleo é Nosso! E resultou na criação da Petrobrás e do monopólio estatal do petróleo.     

Além disso, a Plataforma deliberou que vamos trabalhar com afinco, no sentido de anular todas as privatizações do governo golpista de Michel Shell Temer. Vamos também elaborar um documento-compromisso, na área de energia, petróleo e água, para comprometer os parlamentares e  candidatos à presidência em 2018, tendo como base:

- O pré-sal é da nação, para saúde e educação!     
- Água e energia não são mercadorias!

Rio de Janeiro, 09 de abril de 2017.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”

 OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

   (Esse relato  pode ser reproduzido livremente)




    

Um comentário:

  1. Muito boa argumentação sr. Cancella!
    Grifando as duas últimas frases!

    Só pediria ao senhor que leia sobre o gerador Perendev, é um "moto contínuo", gera energia sem gastar nada pois é apenas um rotor cheio de imãs com polo positivo para dentro, por exemplo, poderia ser com o polo negativo voltado para fora, não muda nada, e em volta um escudo com também imãs todos confrontando o rotor central com imãs, e com polos iguais de forma que um repele o outro.
    O rotor não tem como fugir do centro de imãs que o repelem e só sobra o giro de movimento de fuga!
    Em cada imã do escudo se coloca um solenóide para captar as oscilações (corrente elétrica) provocadas pelo giro do rotor.
    O resultado é eletricidade de graça para todos, um Perendev tem sua potência diretamente proporcional à quantidade e potência dos imãs em jogo, à quantidade de espiras dos solenóides, à redução de atrito de giro e à inclinação dos imãs para forçar o giro em um sentido só, pois se alinharmos de frente os imãs eles seram estressados demais e com giro ambíguo, gerando oscilações que podem e vão colapsar o sistema.
    Alguns filmes para facilitar.
    https://www.youtube.com/watch?v=Qrw6Xj5a0nM
    https://www.youtube.com/watch?v=BXQ5Lm5Uv5g
    Observem que nesses exemplos ele acoplou um gerador no rotor central, pegando energia só do movimento do rotor.
    Mas é possível pegar direto individualmente a energia de cada imã do escudo

    https://pinshape.com/items/11056-3d-printed-perendev-magnet-motor-with-generator
    Esse é ilustração esquemática do motor

    https://www.youtube.com/watch?v=kM8RvqFRtNs
    Essa mostra um pouco da teoria e montagem.

    https://www.youtube.com/watch?v=FFULC3zaqPY
    Esse modelo coleta no escudo com solenóides em volta dos imãs.
    É o mais eficiente, até porque a indutância de cada solenóide não tem como inverter a polaridade dos imãs.


    A petrobrás poderia garantir a produção dos imãs de terras raras aqui no brasil, pois é aqui o segundo maior fornecedor desse tipo de minério, só que estão contrabandeando de graça tudo sobretudo em Minas! Tem as patas inclusive da mídia essa roubalheira!

    E o preço de cada imã desses é proibitivo para o povo, ademais comprar da china é complicado, os caras vendem gato por lebre, dizem que é potencia X, mas na verdade é X/2 e ainda frágeis, pouco compactados e com cromação fajuta.
    E chegando aqui os ladrões da receita ROUBAM 60% para sustentar a máfia deles!

    Já tentei ajudar a petrobrás, mas um corrupto qualquer preferiu me sacanear e trair a nação do que promover o desenvolvimento!
    Logo, não podemos negar que os maiores inimigos da petrobrás estão dentro da própria petrobras e recebendo salários faraônicos para sabotar a nação (nação???).

    De qualquer forma deixo aqui o relato do motor que resgata a autonomia energética.
    Gerador PERENDEV.
    Existem outros motores libertadores da escravidão energética, mas esse é sem dúvida o mais simples e fácil de fazer.
    Qualquer coisa, posso ajudar o senhor (e a qualquer um que não seja um salafro, e observo que é quase impossível um salafro me enrolar, portanto não tentem) para construir um e entender do que estou falando, e de quebra vão mandar catar coquinho as máfias das companhias de eletricidade.
    Grato

    ResponderExcluir