quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Aposentadoria padrão Globo é no Retiro dos Artistas

por Emanuel Cancella

Diante da proposta de Temer, Já tem trabalhador defendendo a volta da lei do sexagenário que vigeu durante a ‘Escravatura’. Nessa lei o trabalho era até aos 60 anos.

Resultado de imagem para escrava isaura no tronco

O brilhante jornalista, âncora do Jornal Nacional e do Fantástico, Berto Filho, terminou seus dias no Retiro dos Artistas. Esse retiro, também conhecido como Casa dos Artistas, localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é uma instituição que acolhe artistas idosos sem condições financeiras para se manter, que foram abandonados pela família ou não têm onde morar (1).

 

Berto Morreu aos 75 anos de idade, no dia 12/03/16. Vale lembrar que a família de Berto Filho nunca o abandonou, muito pelo contrario.  Seu filho mais velho, Henry Lelot, disse que o pai 'foi em paz' e que deixou um livro a ser publicado (3).


A casa dos Artistas vive de doações e eu tenho a honra de ser um dos doadores há alguns anos dessa casa.
Digo isso porque a Globo está defendendo rasgadamente a reforma da previdência do golpista Michel Shell Temer, que propõe a aposentadoria aos 65 anos de idade e depois de 49 anos de contribuição. E ainda acaba com aposentadoria especial de bombeiros, Policiais, professores, petroleiros etc.  
Na verdade, essa reforma destrói a previdência pública e remete os trabalhadores a contratar a previdência privada dos bancos, para complemento da aposentadoria. No passado recente, nenhum desses fundos de complementação de aposentadoria, fora os das estatais, chegou a pagar qualquer aposentadoria e nem sequer devolveu o dinheiro aplicado aos que a contrataram: Exemplo, Capemi, GBOEX, Aposentec etc.
A Globo, que está defendendo a proposta de Temer, paga a seus maiores artistas através de PJ (pessoa Jurídica). “ Regime de trabalho PJ (Pessoa Jurídica) designa um profissional que tem uma empresa registrada e suporta todos os encargos para execução de um serviço” (2). A Globo usa a PJ para contratação para não ter que pagar a Previdência, férias e 13º (4).

Esse tipo de contratação, apesar de legal, esvazia a previdência pública e muitas vezes expõe o contratante a ficar sem aposentadoria dependendo da caridade alheia, como por exemplo da casa dos Artistas.

Na verdade, Temer, Globo e a CPI dos Fundos de Pensão instalada só querem favorecer os bancos privados que enganaram o trabalhador por décadas, como no caso do Aposentec do Silvio Santos e Capemi e outras citadas acima.

A CPI mira nos fundos de pensão das estatais que, ao contrário dos bancos privados,  que nunca pagaram complemento de aposentadoria, é uma promessa e o futuro dirá se pagarão. Já os Fundos de Pensões das Estatais, pagam regiamente a seus mantenedores há quase 50 anos, como os do banco do Brasil, Petrobrás, Furnas, ETC.

A CPI faz uma devassa nos fundos de pensão para destruí-los no intuito de veneficiar os bancos privados. Aliás, os bancos privados estão envolvidos numa serie de escândalos como Zelotes, Swssleaks, Panamá Papers, e nunca são investigados.

A mídia alardeia a fraude no s fundos de pensões para manchar a imagem dessas instituições, quando na verdade o principal ‘rombo’ é resultado principalmente das aplicações que lhes são impostas pela lei que momentaneamente estão desvalorizadas principalmente as ações da Petrobrás, Banco do Brasil e Vale.

 Aliás, nos fundo de pensão das estatais, o trabalhador paga a previdência pública como qualquer segurado e mais a parte do fundo de pensão relativa ao salário que recebe e do que ira receber quando aposentado.

Essa CPI dos Fundos de Pensão cumpre o mesmo papel da mídia e principalmente da Globo   que é acabar com a previdência pública e no caso a privada, as ligada as estatais, para fortalecer os bancos privados.

O governo e os bancos privados estão de olho no mercado milionário de complementação de aposentadorias e no dinheiro dos fundos de pensões das estatais que é R$ 730 bilhões, a maior poupança do estado brasileiro, que pertence aos trabalhadores ligados a este fundo (4).

Diante da proposta de Temer, já tem trabalhador defendendo a volta da lei do sexagenário que vigeu durante a ‘Escravatura’ . Nessa lei, o trabalho era até aos 60 anos. Temer e a Globo estão defendendo o trabalho até os 65 anos.

Será que a Globo está se inspirando na sua própria novela a ‘Escrava Isaura”.   

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2016      
                          
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário