segunda-feira, 3 de outubro de 2016

“O petróleo é vosso” será votado hoje (3/10) na Câmara dos Deputados

por Emanuel Cancella

Resultado de imagem para o petroleo é vosso!

Como um deboche, a Câmara dos Deputados marcou para hoje (3/10), dia que a Petrobrás comemora seus 63 anos, a votação do projeto que entrega nosso petróleo aos gringos, o PL 4567/2016.

É sabido por toda a sociedade que o Congresso Nacional só tem sessões deliberativas de terça a quinta. Mas para entregar nossa principal riqueza decidiram trabalhar numa segunda-feira [1].

O projeto prestes a virar lei é o resultado da promessa, denunciada pelo Wikileaks, feita pelo senador tucano José Serra (atualmente licenciado para compor o governo golpista do Temer) à petroleira estadunidense Chevron nas eleições presidenciais de 2010, quando foi derrotado nas urnas [2].

Serra também cumpre aquilo que o primeiro diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no governo de FHC, David Zylberstajn, ex-genro do próprio presidente FHC, prometeu na primeira entrevista que deu quando assumiu o cargo e não conseguiu cumprir: “O petróleo é vosso!” [3].

E o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, ex-ministro de FHC, acena com total acordo com a proposta de entrega do nosso pré-sal dizendo que “houve um endeusamento do pré-sal” [4].

O fato é que o pré-sal eleva nossas reservas de petróleo no mínimo para 100 bilhões de barris, o que garante nossa autossuficiência de petróleo pelo menos para os próximos 50 anos. E apenas a Petrobrás pode oferecer isso ao Brasil e ao povo brasileiro.

Essa turma dos tucanos tentou privatizar a Petrobrás no governo de FHC com apoio da mídia, principalmente da Globo. Na época, comparavam a Petrobrás a um paquiderme e chamavam os petroleiros de “marajás”.

A resposta da Petrobrás e dos petroleiros veio em 2006 com o desenvolvimento de tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. Mesmo assim, a Globo publicou um editorial, em dezembro de 2015, afirmando que “o pré-sal pode ser patrimônio inútil”.

Quando o petróleo era apenas um sonho, nas décadas de 1940 e 1950, a sociedade brasileira foi para as ruas na campanha “O Petróleo é Nosso!”. Agora que o petróleo é uma realidade, vamos concordar com “o petróleo é vosso!”?

*secretário-geral do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Fontes:





Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário