segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O esquerdismo derrotou a esquerda nas eleições municipais

por Emanuel Cancella
Resultado de imagem para Lula e Brizola
A esquerda foi a grande derrotada nas eleições municipais de 2016. PT, PSOL, PCO, PC do B e PCB encolheram. O que faz parte do processo democrático. Eu particularmente votei no Rio, no primeiro turno, em Jandira, e, no segundo turno, em Marcelo Freixo. Freixo, entre outros companheiros do PSOL, faz parte da reserva moral do nosso parlamento.
Mas tem algo no ar que precisa ser dito e escrito, que foi o grande ataque das esquerdas ao PT, em alguns momentos fazendo coro com a mídia, principalmente a Globo,  a Veja o DEM o PSDB e outros direitistas.

Chegaram a pedir a prisão de Lula. Sonhavam os esquerdistas em herdar o espólio do PT. Ledo engano: tivemos um número gigante de votos brancos e nulos, que acabou favorecendo a direita, como em São Paulo, que contra o prefeito petista, Fernando Haddad esses votos deram a vitória ao tucano Dória, no primeiro turno.

Os companheiros esquerdistas sabem que a direita tirou Dilma do governo e quer prender Lula, num verdadeiro atentado a nossa legislação vigente,  não é  devido a seus erros, mas devido a seus acertos. Eles querem acabar com o PT por conta da opção pelos pobres, principalmente pelo Minha Casa Minha vida, Fies, Prouni, Programa de Cotas, Mais Médicos, Bolsa família e o Bolsa Esporte, etc. Aliás, a PEC 241 destrói toda essa malha de proteção social que foi construída nos governos do PT.

E, mesmo tendo consciência de tudo isso, muitos dos esquerdistas se calaram no ataque ao PT e alguns fizeram até coro com a direita.
E o PSOl , em que eu e minha família votamos,  caso ganhasse, iria governar com quem? Como seria a relação com a Câmara dos Vereadores, isolado e com meia dúzia de vereadores?

Brizola e Lula, chegaram ao poder e governaram através do governo de coalizão. Brizola fez aliança com Collor para construir Cieps e a Linha Vermelha, favorecendo assim os mais pobres. A direita tinha ódio de Brizola, mas nunca conseguiram provar nada contra ele. A Globo destruiu com farsas e mentiras Brizola que também tinha a opção pelos pobres e agora quer destruir Lula e o PT.

Lula governou com os partidos conservadores, mas conseguiu tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU e livrou também 40 milhões de brasileiros da miséria. Botou milhões de meninos e meninas das favelas nas universidades, alguns foram estudar no exterior.
Na Petrobrás, Lula desmontou a bomba de efeito retardado de FHC, elevou o efetivo de funcionários de 33 mil para 85 mil; retomou a indústria naval destruída por FHC. E  o principal, em seu governo, desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal.     

Tudo isso está sendo destruído e companheiros esquerdistas infelizmente tem a coragem de afirmar que Lula foi igual ou pior que FHC. Dizem os esquerdistas que nunca os banqueiros ganharam tanto! Mas não dizem que, nos governos do PT, mais de oitenta por cento das categorias de trabalhadores tiveram ganho real de salário, segundo o Dieese. O salário mínimo cujo o desafio era chegar aos cem dólares chegou aos trezentos. E o nível de desemprego era insignificante, chegando a se falar em pleno emprego.
De qualquer forma, a derrota pode ser prenúncio de vitorias, desde que façamos autocrítica de nossos erros. E não é só o PT que errou! Lembrando que Lula perdeu três eleições e só na quarta chegou ao governo.

Precisamos também desmistificar a máxima de que a esquerda só se une na cadeia. No mais, parabéns ao PSOL que assustou a burguesia  e nunca vi tantos jovens em torno de uma candidatura. Viva o socialismo e como dizia Che Guevara até a vitória, sempre!

Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2016 
                                
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.





2 comentários:

  1. Cancella, eu penso que na verdade a esquerda não se uniu contra o PT e colaborou para sua derrocada nas eleições municipais de 2016. O que ocorreu foi que entre acertos e erros, o próprio PT se destruiu. Para minha tristeza.
    Se eu acreditasse na mitologia grega, diria que o PT é como a Fênix que após a morte terá que renascer das próprias cinzas.
    Do companheiro
    Alexandre Pacheco

    ResponderExcluir
  2. Cancella, essa derrota da esquerda é um fenômeno global (em ambos sentidos). A crise capitalista mundial levou a burguesia a acirrar a relação capital/trabalho a fim de manter seus lucros. Para isso, valem-se de todos os meios possíveis para atingir seus objetivos (mídia, política, religião, organizações de direita, etc.). No Brasil, isso não é diferente: a possibilidade do Brasil se tornar parte integrante de uma coalizão que poderia pôr em xeque o modelo econômico vigente aliada às idiossincrasias de nossa sociedade nos tornou um alvo prioritário. Aqui, nós estamos assistindo a uma articulação político-econômico-judicial-midiática, com poucos paralelos na História, para fazer o país retroceder nas conquistas dos últimos anos.
    Tenho certeza que um dia chegaremos a uma sociedade socialista, isso é inexorável. O que me deixa angustiado, mas ao mesmo tempo é o que me move, é que ainda precisamos lutar muito para que sobre alguma coisa para as gerações futuras,para que possam desfrutar de um mundo mais justo.
    A luta continua, juntos somos mais fortes.

    ResponderExcluir