terça-feira, 11 de outubro de 2016

Lava Jato provoca reboliço entre os bandidos e o Judiciário

por Emanuel Cancella

Resultado de imagem para esposa do juiz Moro trabalha para o PSDB

Entre os corruptos da Petrobrás, começam a existir algumas desavenças. Isto porque, ao invés de encarcerados, eles estão pagando suas penas em casa apenas com tornozeleira eletrônica, em verdadeiros clubes de lazer, construídos com dinheiro da roubalheira. Exemplo disso é o ladrão Pedro Barusco que quer ainda atenuar sua pena, “duríssima”, que paga num apartamento em Ipanema, transferindo para sua casa em Angra (2).   

Outros bandidos já estariam sondando seus advogados para que entrem com pedidos para que também sejam contemplados com a tornozeleira eletrônica e paguem por seus crimes em casa.
Pasmem! São traficantes que estão buscando esses benefícios na lei! E argumentam que, se corruptos que desviam dinheiro da Petrobrás podem pagar por suas penas em casa, por que eles que fornecem drogas a usuários, não podem? Afinal eles nem desviaram dinheiro que iria para construção de hospitais, escolas, creches, etc! 
                                  
Outro problema que a Lava Jato criou foi, contrariando o STF, ficar com 10% dos valores dos acordos de leniência. Os juízes e procuradores, delegados e outros , que chefiam outras operações, também querem essa boquinha. Por que só a Lava Jato pode?

E os vazamentos seletivos de delações? A lava Jato faz a toda hora, inclusive envolvendo o ex-presidente Lula e a ex Presidente Dilma. Isso é permitido por lei? Fica a dúvida, pois o delegado da PF, Protegenes de Queiroz, fez um vazamento envolvendo o processo do banqueiro Daniel Dantas e foi condenado pela justiça, expulso da PF e está ameaçado de prisão (4).

Outra coisa que está em cheque, na pessoa do juiz Sérgio Moro que chefia a Lava Jato, é o critério de “Suspeição”:
O juiz pode ser declarado suspeito nos casos mencionados no artigo 135 do CPC: “ amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;
II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau;”

  A mulher do juiz, Rosangela Moro, trabalha para o PSDB e empresas de petróleo concorrentes da Petrobrás, justamente os mais beneficiados pela operação chefiada pelo marido (1). Isto fica evidente porque o juiz Moro, até agora, não prendeu nenhum tucano, apesar de envolvidos, muito mais do que os PT e de outros partidos, em delação na Lava Jato. Inclusive, o tucano Aécio Neves, cinco vezes delatado, e nada se faz contra ele.

A força tarefa da Lava Jato está encaminhando as 10 medidas contra a Corrupção do MPF, poderiam encaminhar outras que já aplicam e que não tem o respaldo legal, como: vazamento seletivo e reiterados; 10% dos acordos de leniência; fim da suspeição em caso envolvendo o cônjuge; prisão doméstica para todos os presos com tornozeleira; prisão quando condenado em segunda instância.

Lembrando as “pedaladas”, usadas como desculpa para derrubar a presidente eleita pela maioria dos brasileiros. E agora pedalada é legal (3)!

E por último, o Juiz Sérgio Moro poderia acrescentar, nas dez medidas do MPF, para se tornar lei, a recente decisão que tomou contra Lula acatando a denúncia do procurador que denunciou Lula sem prova, mas com convicção.  


2 - http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/07/pedro-barusco-tem-negado-pedido-para-cumprir-pena-em-angra-dos-reis.html
4 - http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/delegado-protogenes-e-exonerado-da-pf-pelo-ministerio-da-justica.html

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.



      




Nenhum comentário:

Postar um comentário