quinta-feira, 5 de maio de 2016

Prender o Lula, não! Tem que prender os Marinhos da Globo.

por Emanuel Cancella
Lula afastou 36 milhões de brasileiros da zona da miséria; tirou o Brasil do mapa da fome da ONU; saiu do seu segundo governo com mais de 80% de aprovação, talvez o único estadista que tenha conseguido esse feito. Lula também foi o governo daquilo que os economistas chamam do “pleno emprego”, talvez por isso não o querem como ministro no governo Dilma.

 Lula também afastou a ameaça de privatização da Petrobrás, retomou a indústria naval destruída por FHC. No governo Lula, a Petrobrás desenvolveu tecnologia inédita, propiciando assim a descoberta do pré-sal, que já produz, hoje, mais de um milhão de barris de petróleo, o suficiente para abastecer juntos todos os países do Mercosul. E a Petrobrás, também hoje, com os impostos que paga, financia de 60 a 80% das obras no país, responsáveis por milhões de empregos e por 13% do PIB.

E por que prender os responsáveis pela Globo? Porque a Globo, que apoiou e cresceu na sombra da ditadura de 1964, sonegou o Imposto de Renda da transmissão da Copa do Mundo de 2002; porque  está envolvida no escândalo conhecido como o Swssleaks, junto com a Band, Folha, Grupo RBS, Jovem Pan, Editora Abril , responsável pela revista Veja, com contas no HSBC da Suíça para lavagem de dinheiro; e pasmem, em novo escândalo, a Globo tem conta no Panamá Papers também para lavagem de dinheiro; é a principal suspeita no escândalo de corrupção da Fifa, pois foi monopolista das transmissões esportivas, inclusive seu principal sócio, a TV Tem de São Paulo, é réu confesso no processo. Em total conluio, a CPI da Fifa, presidida pelo senador Romário do PSB, sequer chamou a Globo a depor.

A Globo se aliou ao governo de FHC (1995-2003), na tentativa frustrada de privatizar a Petrobrás.  A emissora, na época, comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás. E em 2015, o Globo, mesmo com o sucesso esplendoroso do pré-sal, lança o editorial: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil”.
Como se não bastasse, a Globo, apesar de ser uma permissão do governo federal, concessionária de serviço público, é a principal articuladora da tentativa de golpe, que rasga a Constituição Federal e tenta tirar do governo a presidente eleita pela maioria dos brasileiros e colocar o golpista Michel Temer, que não teve nenhum voto.

Com apoio da mídia, e principalmente da Globo, os golpistas vão rever os direitos trabalhistas e previdenciários, diminuir drasticamente os programas sociais, como “Minha Casa Minha vida”, Bolsa família, Fies, Pronatec, Mais Médicos, entre outros.
 Na Petrobrás, seu presidente, Aldemir Bendine, apesar de ter sido colocado por Dilma já tentou retirar nossos direitos e impor reajuste de metade da inflação, entretanto foi barrado nas suas propostas ridículas por uma greve de 21 dias dos petroleiros.  Bendine faz coro com os tucanos que querem acabar com a Petrobrás como empresa de energia, vendendo seus ativos, reduzido-a a uma empresa somente de petróleo, além de implementar um PIDV que pretende a adesão 12 mil funcionários, colocando, à disposição dos concorrentes, essa mão de obra aprovada em concurso, disputadíssima e treinada com dinheiro público.

Querem entregar, às multis de petróleo, o nosso pré-sal que já teve a lei de partilha modificada no Congresso, e vender ativos da Petrobrás aos concorrentes: A BR, Transpetro e seus terminais e dutos, as termoelétricas, o setor  petroquímico e de fertilizantes. Esses setores, além de estratégicos para o país, são os mais lucrativos do setor petróleo!     

Se a Globo tem todos esses desserviços prestados ao país e deve ser criminalizada por isso, a Justiça não faz nada. Entretanto, Lula vem sendo investigado desde a sua primeira eleição em 1988, e como não conseguem atingi-lo pessoalmente, tentam através do filho, da nora do amigo, do triplex e do sitio que não são dele. Na verdade, a Globo e seus aliados querem, com a prisão, impedir o que já sinalizam todas as pesquisas, o retorno de Lula através do voto popular em 2018!   

Rio de Janeiro, 05 de maio de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.



Um comentário:

  1. Com o apoio da globo um crápula comandou o golpe a uma presidenta honesta.Um crápula incendeia o país sob o olhar cúmplice do STF.Tudo com o apoio da globo.

    ResponderExcluir