segunda-feira, 2 de maio de 2016

Polícia Federal deflagra operação contra a lavagem de dinheiro. Alvo principal: a mídia, principalmente a Globo

por Emanuel Cancella

O Ministério da Justiça, com base em suas atribuições (XIV - prevenção e repressão à lavagem de dinheiro e cooperação jurídica internacional; ) solicitou ao MPF e à PF que se deflagre uma operação para investigar a lavagem de dinheiro no país.
O ministro da justiça está preocupado com o volume de dinheiro envolvido nessa operação criminosa, no país e no mundo, e também para mostrar  ao brasileiro que o mesmo rigor que é aplicado ao cidadão comum também vale para todos, pessoa física e jurídica. Isto porque a declaração de renda é obrigatória, dentro do prazo, sujeita à multa, à malha fina e à suspensão do CPF e do CNPJ. Além disso, a lavagem de dinheiro envolve valores várias vezes superiores à corrupção na Petrobrás.
Para quem não sabe, lavagem de dinheiro é o procedimento usado para disfarçar a origem de recursos ilegais. Quando alguém ganha dinheiro de forma ilícita – por exemplo, com crimes como tráfico de drogas, contrabando, seqüestro e corrupção – não pode simplesmente sair torrando a grana. Tem de armar estratégias para justificar a fonte e, assim, evitar suspeitas da polícia ou da Receita Federal. No Brasil, isso equivale a um montante de 37,5 bilhões a 75 bilhões de reais.
Os principais envolvidos na lavagem de dinheiro são as empresas de comunicação, no escândalo conhecido como Swssleaks, em contas no banco HSBC na Suíça, dentre outras são citadas: Globo, Band, Folha, Grupo RBS, Jovem Pan e Editora Abril, responsável pela revista Veja. Agora surge um novo escândalo de lavagem de dinheiro, o Panamá Papers, que envolve, entre outros, a Globo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu Filho Paulo Henrique Cardoso, em negócios com o Sistema Petrobrás.    Inclusive a operação lava a Jato, que trata da corrupção na Petrobrás, deveria mas não investiga FHC e seu filho.
Infelizmente tudo que está descrito acima é verdade menos que a Polícia Federal tenha deflagrado a operação para investigar a lavagem de dinheiro. A Receita Federal no país só funciona contra os trabalhadores, mas deixa de fora banqueiro e grandes empresários, principalmente os da área de comunicação.
O dia que o MPF e a PF fizerem uma operação contra a Lavagem de dinheiro iremos acreditar que o combate a corrupção é para valer!

Rio de Janeiro, 02 de maio de 2016 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300              
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário