quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Os banqueiros e os black bloc

por Emanuel Cancella



Os banqueiros oferecem 5,5% de reajuste aos bancários. Os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro como agora, em plena crise. Cartão de crédito, cheque especial e tarifas, tudo com juros na estratosfera. Lucros se superando de período a período.
E os bancários levando esses agiotas oficiais nas costas! Os juros previstos na Constituição Federal é 12% ao ano, entretanto os banqueiros através de “brechas legais” vão muito além disso. "As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a doze por cento ao ano; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determinar." (Constituição da República Federativa do Brasil; Artigo 192, §3º.)

E o que oferecem os banqueiros para os bancários? Cerca de metade da inflação do período!
Os bancários não podem fazer comitê de convencimento nas agências em que são lotados, pois seriam sumariamente demitidos, e não seriam admitidos em nenhum banco. O sindicatos dos bancários têm que convocar desempregados e os membros dos movimentos sociais para esse serviço. Essa política vigora mesmo a greve atendendo a todos os dispositivos legais. Além disso, dirigente sindical de banco privado, que perde as eleições, está sumariamente demitido e entra na mesma lista de impedimento de trabalhar em qualquer outro banco. Essa é a democracia dos banqueiros!
Silvio Santos, apresentador e dono do SBT em seu programa de perguntas e respostas, permite que o participante em dificuldade peça ajuda aos universitários. Creio que os bancários, em dificuldades, deveriam pedir ajuda aos black blocs, o terror dos bancos.
Os bancários estão em greve a partir dessa terça, 6/10. Os correntistas e principalmente os aposentados vão enfrentar dias de cão com a greve. E os banqueiros ainda lucram com a greve, não remunerados os bancários nos dias parados, ou na multa por não pagamento das contas na data de vencimento por conta da greve.
O saque nos caixas eletrônicos se multiplica por conta das agências fechadas, e esses saques são caros, além do desconforto de buscar os que estão com dinheiro e funcionando na greve. Em resumo, perde o bancário, os clientes e quem ganha com a greve é o banqueiro!
E banqueiro é tudo igual. Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, e agora da Petrobrás, oferece para os petroleiros o mesmo índice, ou seja, metade da inflação do período. 
Para os banqueiros quanto mais dias durar a greve melhor, pois mesmo assim eles continuam no lucro. E que se dane a sociedade! Fica aí a sugestão para os bancários: chamem os black blocs!       

Rio de Janeiro, 08 outubro de 2015 

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.
               
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário