sábado, 29 de agosto de 2015

Protesto contra entrega do pré-sal, no Rio, reúne movimentos sociais e sindicais

por Emanuel Cancella

Imprimir
Sexta, 28 Agosto 2015

A manifestação foi um veemente repúdio àqueles que pretendem entregar o pré-sal às petrolíferas estrangeiras.

Ativistas de diversos movimentos sociais e sindicais realizaram um  animado ato público, em frente à antiga Bolsa de Valores do Rio, na Praça XV, hoje um centro de convenções.  A manifestação foi um veemente repúdio àqueles que pretendem entregar o pré-sal às petrolíferas estrangeiras.

Hoje quem melhor simboliza essa corrente é o senador tucano José Serra, um dos palestrantes convidados para um debate que teve como tema “as perspectivas de abertura do pré-sal”, patrocinado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. O senador provavelmente chegou e saiu de helicóptero, furtando-se ao contato com o público.

Participaram do evento petroleiros, representando  o Sindipetro-RJ e o Sindipetro-Caxias, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), militantes do MST, MAB, FIST, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, a CUT, jovens do Levante Popular da Juventude, representantes de vários partidos políticos de esquerda e muitos populares que se somaram aos protestos.

O pré-sal tem tanto petróleo que colocará o Brasil entre os três países detentores das maiores reservas do mundo: ao lado da Arábia Saudita e  da Venezuela. Isso está despertando a cobiça dos abutres internacionais.

É papel de todos os brasileiros proteger as riquezas do país, para que ela seja utilizada e prospectada, levando em conta um projeto de desenvolvimento nacional e o atendimento às necessidades básicas dos brasileiros, sobretudo nas áreas de saúde e educação.

O senador José Serra (PSDB/SP) é autor de um projeto (PLS 131) que derruba a Lei de Partilha e retira a Petrobrás da condição de operadora única do pré-sal. Além disso, elimina a prioridade atualmente garantida às empresas nacionais que atuam no setor petróleo, visando a desenvolver a indústria local e garantir emprego aos brasileiros.

O senador José Serra e seu partido, o PSDB, assim como seus aliados no Congresso, estão à serviço dos interesses do imperialismo norte-americano, logo estão contra o Brasil e os brasileiros.

O senador tucano foi a estrela maior do seminário desta sexta. Intitulado “Perspectivas sobre o futuro do pré-sal: o cenário do desenvolvimento do pré-sal e as perspectivas para uma possível abertura”, foi realizado pelo  Comitê de Energia AmCham Rio e Grupo de Trabalho de Óleo e Gás do Brazil-US Business Council, vinculado à Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

Do lado de fora do prédio da antiga Bolsa de Valores as vaias ao senador entreguista e as palavras de ordem de quem quer que o pré-sal fique sob controle dos brasileiros, provavelmente ecoaram em seus ouvidos e da seleta plateia.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário