sexta-feira, 28 de agosto de 2015

José Serra: o monstro que ameaça as futuras gerações de brasileiros

por Emanuel Cancella


O senador tucano, José Serra, que já foi denunciado no escândalo dos “Sanguessugas”, e até em livro, na “Privataria Tucana”, agora quer entregar nosso ouro aos bandidos. Serra também foi denunciado pelo Wikileaks, na eleição presidencial de 2009, quando, através de telegrama, prometia à petroleira americana Chevron, nosso pré-sal ou o nosso ouro negro. Para nossa felicidade ele perdeu as eleições. É bom lembrar que no governo de Fernando Henrique Cardoso, do mesmo partido de Serra, eles tentaram, sem sucesso, privatizar a Petrobrás. Os tucanos não desistiram e voltam querendo entregar o nosso pré-sal.  
 Agora o senador José Serra ataca de novo com a PLS 131/15, com o mesmo conteúdo de favorecimento à mesma Chevron. Serra é senador pelo estado de São Paulo e, pela nossa Constituição Federal,  deveria defender os interesses de seu estado, mas ele defende os interesses de estrangeiros, em especial dos americanos, favorecendo a entrega de nosso petróleo.
Serra é extremamente perigoso, pois já “Conqui$tou” para sua tese até parlamentares de partidos adversários da privatização, como o senador Delcídio Amaral e o deputado federal Walter Pinheiro, ambos do PT.
A produção do pré-sal já está se aproximado dos hum milhão de barris por dia, o que é suficiente para abastecer todos os países do Mercosul. Em 2016, os royalties do petróleo do pré-sal começarão a ser pagos, com 75% para educação e 25% para a saúde, além disso, de outro imposto do petróleo, “a Participação Especial”, 50% vão também para educação. O grande beneficiário desse tesouro são as próximas gerações de brasileiros que Serra quer lesar.
Com o pré-sal, nossas reservas de petróleo acumulam cerca de 60 bilhões de barris, o suficiente para abastecer o país de combustíveis nos próximos 50 anos e os EUA, por exemplo, só têm petróleo para os próximos 3 anos. A Petrobrás investiu bilhões de reais para desenvolver tecnologia inédita no mundo e descobrir o pré-sal, e agora vamos entregá-lo de mãos beijadas? Imagine quantas gerações de brasileiros vão ser beneficiadas com os royalties para a educação e saúde?
Serra tem a cara de pau de tentar nos convencer que sua proposta de mudança na lei do pré-sal será boa para o Brasil e para a Petrobrás. Aliás, se aprovada, a lei de Serra vai excluir o financiamento da educação e da saúde
Os portugueses, quando chegaram ao Brasil em 1500, ofereceram aos índios apitos e espelhos para invadirem nossas terras e roubarem nossas riquezas. Da mesma forma, Serra, além de entreguista é pretensioso, achando que pode nos convencer de que a entrega de nosso ouro negro, disputado no mundo através de guerras e de conspirações contra governos,  vai ser um avanço para o Brasil!

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2015 

        



Nenhum comentário:

Postar um comentário