quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pesquisa DataFolha ou Datafalha?

por Emanuel Cancella

             O que são as pesquisas, quanto custam e para que servem?
Pesquisa DataFolha ou Datafalha?


Pesquisei na internet e achei um texto do jornalista, Júlio Ribeiro interessante para o tema, que reproduzo trecho:  

“[...] As pesquisas só servem para atrapalhar, confundir e desarranjar o processo democrático, porque, certas ou erradas - e ultimamente elas estão quase sempre erradas -, elas condicionam o eleitor. Porque se o Julio Ribeiro aparece lá em quinto lugar, com 2% da preferência do eleitorado, só um milagre vai fazer com o que o eleitor olhe para ele como uma alternativa viável [...]”

As pesquisas são ferramentas caríssimas que só alguns poucos poderosos podem fazer uso. Pesquisa como essa agora do DataFolha que aponta: “Reprovação de Dilma cresce e supera a de Collor em 1992”.
O importante é que Dilma é a presidenta que ganhou as eleições em todas as pesquisas e na principal, que foi a do voto popular nas urnas.
 Pergunta que não quer calar: o que pretende a Folha de São Paulo com essa pesquisa? Um golpe contra a Constituição Federal que garantiu a eleição e a posse da presidenta. A maioria do povo elegeu Dilma, goste a Folha ou não.
Lembro para apontar uma pesquisa aqui no Rio de Janeiro na década de oitenta, que apresentava o candidato, Leonel de Moura Brizola em último lugar,  com 3% de intenção de votos. Brizola se elegeu governador do Rio na mesma eleição.
Quero lembrar também aos golpistas (se é que eles existem) o seguinte: O povo brasileiro enfrentou e derrubou a ditadura militar e não creio que ele fique calado diante da hipótese de um golpe. No mais deixem a Dilma governar, pois essa foi a vontade da maioria expressa nas urnas. E ao final do governo vamos fazer um balanço de seu governo com pesquisas e tudo mais.
E também como a pesquisa é uma ferramenta muito cara, e a Folha está literalmente quebrada financeiramente, segundo noticiários. Como tem dinheiro para pesquisa? Ou quem estaria financiando e para quê?   
Diante de tantas indagações fica aí a pergunta: Pesquisa DataFolha ou Datafalha?


Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2015

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário