quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Quem praticou o estelionato eleitoral foi a Globo, Veja e o Lava Jato, em favor de Aécio Neves do PSDB


por Emanuel Cancella



Na véspera da eleição no 2º turno, dia 25/10, o Jornal Nacional da Globo faz reportagem de 15 minutos, comentando a notícia mentirosa de capa da revista Veja que dizia que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás.
O TSE, por entender que a matéria era campanha de Aécio Neves proibiu a divulgação, mas mesmo assim a Globo botou no ar a matéria, com o agravante de ter sido no momento em que a lei proibia a propaganda eleitoral. 
É importante lembrar que essa denúncia, melhor dizendo, armação, saiu da operação Lava Jato. A Veja, na reportagem, atribuiu a denúncia à delação premiada do doleiro Alberto Yussef. O advogado do doleiro negou a denúncia da Veja. É importante que a sociedade saiba que, mesmo se existisse a denúncia, ela não poderia ser divulgada sem a conclusão do processo. A delação premiada é uma importante ferramenta para a justiça, mas é só a palavra de um réu no intuito de diminuir sua pena, sem qualquer comprovação.
E o que mais os revoltou, é que, mesmo assim perderam a eleição. Eles já davam como certa a vitória, já tinham discurso de posse, foto, imagem e tudo mais, mas deram com os burros n’água.        
A sociedade precisa também saber que não é a primeira vez que a Globo aplica esse golpe, atropelando a lei eleitoral e o PT. Em 1989, a Globo, que apoiava Fernando Collor de Mello contra o candidato do PT, Luis Inácio lula da Silva, teve a cara de pau de colocar, também depois do encerramento da campanha, no Jornal Nacional e no Fantástico, passagens do último debate, só  que colocou os melhores momentos de Collor, e com essa manobra derrotou Lula. Na época, o diretor da Globo, Armando Nogueira, renunciou ao cargo por não compactuar com essa manobra. 
Voltando a Dilma, que venceu Aécio, alguns dizem que ela mentiu em promessas de campanha. É importante lembrar à sociedade que, no período eleitoral, o barril de petróleo estava sempre acima dos cem dólares, quando Dilma assumiu o preço caiu para U$ 40. Nenhum analista de geopolítica de petróleo, no mundo, imaginava que o barril de petróleo caísse abaixo de cem dólares, e foi para quarenta dólares. Só para se ter uma idéia do impacto do petróleo em nossa economia, a Petrobrás, com os impostos que paga, financia 80% do PAC, as principais obras do país. Com essa queda no barril de petróleo, muitos países tiveram um revés em seu planejamento, e no Brasil não foi diferente.       
Não se trata de defender Dilma ou criticá-la, a verdade tem que estar acima das disputas eleitorais.
Na verdade, quem praticou o estelionato eleitoral foi a Globo, Veja, e o Lava Jato em favor de Aécio Neves do PSDB.



Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2015

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Autor: Emanuel Cancella,  OAB/RJ 75 300

Nenhum comentário:

Postar um comentário