domingo, 19 de julho de 2015

Rede Esgoto de Comunicação

por Emanuel Cancella

Lendo a manchete principal de o Globo de 19/7: “Documentos mostram que Lula fez lobby no exterior”, nos levam as seguintes reflexões: Já vi em varias coberturas jornalisticas empresários viajarem a tiracolo com governos para expandirem seus negócios.  Parece que nada existe de irregular, muito pelo contrario mostra que o governo defende os empresários compatriotas com claro intuito de melhorar a economia do país.
No mas a denuncia vem de um jornal que usa de todos meios para destruir Lula, Dilma e o PT. Pois a Globo é mestre em “piracaretagens” inclusive passando por cima das leis brasileiras. O tribunal Superior Eleitoral-TSE é desrespeitado reiteradas vezes pelo Globo e nada acontece.
Na eleição de seu candidato, Fernando Collor de Mello em 1989, a Globo usou o tempo proibido pela lei para fazer campanha de Collor; em 2014, novamente a Globo atropelou o TSE, e colocou no Jornal Nacional no momento em que propaganda eleitoral não era permitido para divulgar a mentira de que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. O mais grave o próprio TSE proibiu a divulgação por considerar material de campanha do candidato Aécio neves e a Globo se lixou e botou no ar.
Com a Receita Federal a Globo tripudia e nada acontece: é sonegadora do imposto de renda da Copa do mundo de 2002; tem conta para lavagem de dinheiro no HSBC da Suíça; e ninguém tem duvida que a Globo esta envolvida com o escândalo de corrupção na Fifa, pois a varias décadas detém o monopólio das transmissões esportivas e inclusive, o seu sócio paulista da TV TEM é réu confesso no caso da Fifa e até já devolveu dinheiro de corrupção a justiça. A certeza da impunidade da Globo é tão grande que ela ainda tem a desfaçatez de acusar terceiros no caso da FIFA, talvez para desviar a atenção do respeitável público de sua culpa inconteste.
No mas, creio que Lula apesar do desconforto de ver com a família essa manchete torpe, deve ter claro que essa leviandade parte de uma emissora que por conta do desserviço a nação também é conhecida como: Rede Esgoto de Comunicação!       

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2015


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário