sexta-feira, 17 de julho de 2015

Jornalista da Folha é acometida do “complexo de vira lata”, e num surto fenomenal ataca a Petrobrás!

por Emanuel Cancella
A jornalista Raquel Landim da Folha tem que ser internada urgentemente para tratar de uma doença grave que o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues denominou de  “Complexo de Vira Lata”.  Num surto fenomenal ela brada : “Até quando vamos tolerar a ineficiência da Petrobrás?”, na Folha de 17/03, comparando a Petrobrás à Shell .
Ora,  a Petrobrás em 2015 ganhou, pela terceira vez, o “Oscar” da indústria  do petróleo; em 2010 fez a maior capitalização do planeta vendendo ações na Bovespa e na bolsa de Nova York e agora em 2015 vendeu, em Nova York, de forma fulminante, U$ 2.5 BI em títulos a serem resgatados em 100 anos.
Como se isso não bastasse é a primeira na produção de óleo no mundo passando a americana  Exxon Mobil; o pré-sal sozinho já atingiu a marca de 800 mil barris por dia; é  a nona entre as petroleiras no ranking da revista Forbes, porém em reserva de petróleo só perde para a empresa da Venezuela e da Arábia Saudita; a Petrobrás tem a terceira maior reserva de petróleo do mundo.
E mais, a Petrobrás possui no mínimo 60 bilhões de barris de petróleo o que nos garante abastecimento pelos próximos 50 anos. Como se não bastasse, a Petrobrás garantiu ao Brasil, em todas as regiões, o abastecimento de combustível nos últimos 62 anos e financia cerca de 80% das principais obras do país, conhecidas como PAC. E a Petrobrás quem mais paga impostos à União, estados e municípios.
É preciso internar imediatamente Raquel Landim para evitar que ela transmita a doença a outros e o povo precise ir para as ruas de novo, como fez na década de 50, quando venceu esse complexo a que ela está sendo acometida agora e reiterar: “ O petróleo é nosso!”. 
Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 17 de julho de 2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário