quinta-feira, 30 de julho de 2015

Conheça os motivos da farsa montada pelo Lava Jato, Globo e PSDB para entregar nosso petróleo aos gringos

por Emanuel Cancella


A Petrobrás é a única empresa no país que, nas décadas de 40 e 50, nasceu nos braços do povo, nas ruas, no maior movimento cívico já visto no país: “O Petróleo é Nosso!”. Contrariando os mesmos interesses de hoje, inclusive das multinacionais de petróleo, uniu brasileiros de todas as classes: militares, civis, conservadores e comunistas, movimentos sociais e estudantis. Muita gente foi perseguida, presa e morreu pela Petrobrás. Nenhuma dessas pessoas trabalhava na Petrobrás!
O Brasil detém o segundo maior volume de obras do planeta, só perdendo para a China. E sabe quem financia, com os impostos que paga, 80% dessas obras? Pois é, a Petrobrás!
Além de abastecer ininterruptamente, por 62 anos, todo o país, de combustíveis derivados de petróleo, incluindo por exemplo o querosene de aviação, garante postos de venda de combustíveis nas regiões mais longínquas do país, onde o lucro é incerto, por isso postos de bandeiras diferentes da Petrobrás nunca se instalam.
Além disso, a Petrobrás é responsável por 85 mil empregos próprios e 400 mil contratados, dentro do Sistema Petrobrás. Agora, imagine quantos milhares ou milhões de empregos indiretos que a Petrobrás financia nas obras do PAC?
Agora o porquê de todo esse ataque à Petrobrás: a descoberta do pré-sal, pela Petrobrás, depois de ter desenvolvido tecnologia inédita no mundo. Com o pré-sal, a Petrobrás tem reservas em torno de 60 bilhões de barris de petróleo. Isso é suficiente para abastecer o Brasil, nos próximos 50 anos.
O pré-sal, que eles diziam que estava no fundo do mar, inatingível, hoje já produz sozinho 800 mil barris de petróleo por dia, o suficiente para abastecer juntos países como Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia.
E mais, da Lei 12. 351/10, de partilha do pré-sal, através dos royalties, 75% irá para a educação e 25% para saúde; e 50% do Fundo Social vai para educação. O que representa uma revolução social no Brasil!
Agora vamos falar dos inimigos da Petrobrás: O juiz Sérgio Moro, que chefia a operação Lava Jato, ganhou o prêmio de personalidade do ano da Globo. Nada demais, pois o ministro ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, que chefiou o julgamento da AP 470, conhecida como mensalão, também ganhou. Suspeito é o fato de Sérgio Moro ter participado também da investigação do mensalão, chefiado por Joaquim Barbosa, como assistente da ministra Rosa Weber. E tanto na AP 470,  como no Lava Jato, os políticos do PSDB estão blindados. No mensalão, as graves acusações contra o mensalão tucano, que foi anterior ao do PT, mas não foi até agora julgado e os crimes lamentavelmente estão prescrevendo.
E o Lava jato, que prendeu almirante, empresários poderosos, que indicia o presidente da Câmara e do Senado, deixa de fora tucanos, como os ex-governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia e Aécio Neves. Os procuradores alegaram, para livrar a cara de Aécio Neves, delatado por receber propina de Furnas, que a operação só investigava a Petrobrás. O juiz Sérgio Moro não investigou Furnas, mas foi investigar a Eletronuclear! Eles tentam enganar o povo, porque fazem parecer que tentam acabar com a corrupção, mas  eles só querem na verdade é enfraquecer o governo para com isso permitir a entrega do nosso petróleo.
Além disso, a advogada, mulher do juiz Sérgio Moro, de forma bastante suspeita, trabalha para o PSDB do Paraná e para empresas estrangeiras, concorrentes da Petrobrás. E o mais grave, a esposa do juiz advoga também para o PSDB, que é inimigo mortal da Petrobrás. Inclusive os tucanos, no governo de Fernando Henrique Cardoso, tentaram privatizar a empresa com apoio da Globo, que fez campanha pela privatização da Petrobrás,  comparando-a  a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás. A Globo também é ligada ao grupo Americano Time Life!
Essa ligação da Globo é muito suspeita, pois, o Wikileaks, em 2009, interceptou e divulgou, inclusive na Folha, telegrama entre a Chevron petroleira Americana e o então candidato, Jose Serra do PSDB, dizendo entre outras coisas: ... “Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”...
Serra foi derrotado em 2009, mas não desiste nunca! Não por acaso, a PLS 131/15, de autoria do senador José Serra, tramita no Congresso tentando alterar a Lei 12. 351/10, assim Serra acabaria, entre outras coisas, com o financiamento da educação e saúde, e entregaria o petróleo à Chevron, petroleira Americana. Importante, os EUA só têm petróleo somente para três anos!
Quando a Petrobrás era um sonho, o povo foi para as ruas garantindo a sua criação. Agora, que é uma realidade, vamos ceder aos entreguistas?

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2015



           




Nenhum comentário:

Postar um comentário