sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dividir para não conquistar

por Emanuel Cancella


Chega de auditórios e plenárias esvaziadas, vamos nos misturar aos montes nas esquinas, praças e avenidas
A esquerda brasileira nunca esteve tão fragmentada. Lutamos contra a privatização dos aeroportos; contra os leilões do petróleo; por 10% do PIB para educação, nesta estamos em pelo menos três frentes; contra a privatização da saúde; pela reforma agrária; pela auditoria da dívida; e contra os megaeventos.

Todas essas lutas são fundamentais, só que, desse jeito, com tantas lutas, no máximo vamos abrir uma academia e não vamos conquistar nada! Parece que o espírito de Maquiavel baixou na cabeça de nossas lideranças: “dividir para governar” ou para não conquistar.

A direita nunca esteve tão à vontade. Enquanto nos dividimos, eles se unem por trás de uma bandeira velha e inócua, mas que não pode ser desprezada até porque já elegeu um presidente. Quem não se lembra do Jânio Quadros e seu slogan: “Varre, varre, vassourinha!”

A última vez que nos unimos em defesa do Brasil foi no Rio no movimento vitorioso quando expulsamos Barack Obama da Cinelândia. A Plenária e o Operativo estaduais da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso se reuniram no Rio e apontam para a viabilidade de um debate no Fórum Social Mundial em Porto Alegre ou em qualquer lugar em cima desse desafio: Unir a esquerda! Chega de auditórios e plenárias esvaziadas, vamos nos misturar aos montes e construir grandes mobilizações sociais.

A direita aposta que a esquerda só se une na cadeia. Em 2012, vamos nos unir e lutar juntos contra o inimigo comum: “sem medo desse infeliz” que é o capital! Disso depende o povo brasileiro tão oprimido. Nosso mais sincero desejo é de um ano novo de lutas e vitórias para a classe trabalhadora!

Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário