domingo, 10 de abril de 2011

A CINELÂNDIA NÃO MERECE ISSO

por Emanuel Cancella


O presidente dos Estados Unidos vem ao Brasil e segundo o consulado vai discursar na Cinelândia. Palco da resistência à ditadura militar, a Cinelândia não merece isso. Obama vai pedir desculpas ao povo brasileiro pelos 26 anos de ditadura militar e pela cobiça imperialista permanente sobre nossas riquezas?


Os EUA foram os mentores dos anos de chumbo. Muitos brasileiros foram assassinados. O estudante secundarista Edson Luis foi uma das milhares de vítimas da ditadura. Foi assassinado no “Calabouço”, restaurante estudantil, no dia 28 de março de 1968. Seu velório foi na Assembléia Legislativa do Rio e resultou numa série de protestos no Brasil e no Rio. A palavra de ordem do enterro de Edson Luis comovia: “mataram um estudante poderia ser seu filho!”


No dia 26/07/1968, em homenagem a Edson Luiz, foi realizada uma passeata conhecida como “Passeata dos cem mil”. Os manifestantes se concentraram num ato político na Cinelândia e depois tomaram as ruas do Centro do Rio. Será que os governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes não conhecem a história? E a presidente Dilma que foi vítima da ditadura acha isso razoável?


Para indignar ainda mais os brasileiros que amam essa pátria: a Cinelândia será o único local na América Latina em que o presidente americano fará um discurso para o povo este ano. E eu que acreditei que a idéia de república das bananas estava sepultada!

RIO DE JANEIRO, 16 de março de 2011

Um comentário:

  1. Questões políticas passadas não devem ser repetidas. Cabral busca aliança com o presidente Obama visando investimentos para o Brasil, a melhora de nossa economia.

    ResponderExcluir