sábado, 9 de abril de 2011

PREÇO DA GASOLINA

por Emanuel Cancella

Uma das criticas da sociedade a Petrobrás é focada no preço da gasolina. A União que é maior acionista da Petrobrás tem o poder de decidir a política de preços praticada pela estatal de petróleo. Segundo o Presidente da estatal, Sérgio Gabrielli a estatal não alterou o preço da gasolina apesar do preço do barril de petróleo ter ultrapassado a casa dos cem dólares. Se o preço da gasolina esta mais caro é por conta dos postos distribuidores.

É muito importante o controle estatal na área de petróleo. É através desse controle que a Petrobrás se transforma na empresa brasileira que mais investe no país, mais de 80% dos lucros da empresa é investido no Brasil: 40% do financiamento do PAC vêm da empresa; Olimpíadas e Copa do Mundo com certeza vão ter a Petrobrás como a maior patrocinadora.

Além de ser a empresa que mais arrecada imposto para união, estados e municípios é a Petrobrás quem mais investe em políticas ambientais e em cultura. Com todas as criticas que podemos ter a Petrobrás ela atende ao interesse nacional.

Nos seus 57anos de existência a nossa empresa de energia cumpriu o desafio de produzir, refinar, comercializar e abastecer o país. Orgulho nacional a Petrobrás ganhou duas vezes o premio internacional de prospecção de petróleo no mar e como senão bastasse desenvolveu tecnologia que permitiu a descoberta das maiores reserva de petróleo recente no planeta conhecida como pré-sal.

Que fique bem claro que depende exclusivamente da Petrobrás que tem a União como maior acionista a política de preços de derivados de petróleo inclusive da gasolina. A sociedade creio, não deve defender a diminuição no preço da gasolina e do diesel para automóveis. Isto porque o transito nas grandes metrópoles já está o caos.

Temos que defender subsídios para os combustíveis de transporte de massas, passe livre para estudantes, professores e aposentados. E também subsídios para o gás de cozinha já que as populações de baixa renda das regiões mais pobres do país estão voltando a usar a lenha porque não podem pagar o preço do botijão de gás.
Rio de Janeiro 9 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário