sábado, 29 de agosto de 2020

STJ de João Otavio de Noronha, de olho no lugar de Moro no STF, afasta Witzel, libera Queiroz e pune petroleiros!

 por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=s5JPdVo4b_4


Noronha contrariou suas decisões ao conceder prisão domiciliar a Queiroz |  DayNews

 Para que não reste dúvida de que Bolsonaro está por trás do afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel, no roteiro que estava na mesa, como orientação para Bolsonaro, em sua live semanal nas redes sociais, havia um item que dizia: “botar um ponto final na questão envolvendo Queiroz e a primeira-dama”.(1)

 Afastar Witzel do governo do estado do Rio é tirar a chefia da polícia civil que vinha fazendo um trabalho muito bom em relação às milícias.

E, quem sabe, cessar a pergunta que Bolsonaro não suporta, a ponto de dizer a um jornalista da Globo, que tinha vontade de encher sua cara de porrada: “Por que Michelle recebeu 89.000 reais do Queiroz?” (6). 

Vale a pena lembrar que o então deputado estadual, Flavio Bolsonaro, em 2003 e 2004, condecorou alguns membros das milícias com a maior comenda da Alerj (4).  

E o assessor de Flavio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, ex-policial e miliciano, operava as rachadinhas, movimentando milhões com depósitos nas contas do clã Bolsonaro, que inclui até depósitos na conta da primeira dama (5).   

Parece estranho que Cláudio Castro, que assume o governo do Rio, tenha se encontrado com o clã Bolsonaro, na véspera de operação que afastou Witzel (2). 

Afastar Witzel do governo é tirar dele o poder de nomear o chefe do MP, que investiga Flávio Bolsonaro, com certeza essa é condição “sine qua non” para o clã Bolsonaro apoiar  Claudio Costa, ou seja, para que seja indicado um chefe do MP que seja dócil com o senador Flávio Bolsonaro.(3)

Witzel, com certeza, iria indicar um chefe do MP que desse continuidade às investigações contra o senador Flavio Bolsonaro e isso foi um dos motivos principais para que fosse afastado.

E assim quem irá substituir, no STF, o ex-juiz Sergio Moro, na indicação por parte de Bolsonaro, é o ministro do STJ, João Otavio de Noronha.   

Não podemos esquecer que o então juiz Sergio Moro prendeu Lula, sem provas, na véspera da eleição, líder em todas as pesquisas, num claro intuito de beneficiar Bolsonaro, de quem virou ministro da Justiça e tinha a promessa de ser indicado ministro do STF. 

Moro além da prisão ilegal de Lula, manchou a imagem da Petrobrás com sua operação denominada, pelo The Itercepet Brasil, de Vaza Jato, pois ficou mais de três anos vazando criminosamente, e diariamente, delações premiadas para o Jornal Nacional da Globo. 

As delações não precisavam de provas e tinham o intuito de manchar a imagem, além dos desafetos políticos, da Petrobrás, com a finalidade de entregá-la mais facilmente a americanos e aliados. 

As denúncias do Intercepet contra a lava Jato foram tão graves que o Conselho Nacional da OAB, por unanimidade, pediu o afastamento de Moro e Dallagnol de cargos públicos para que não usassem a máquina pública em proveito próprio. Mas Moro e Dallagnol continuaram a conspirar contra a Petrobrás e o Brasil (9). 

Depois Moro brigou com Bolsonaro e hoje são inimigos mortais, então a indicação da vaga a ministro do STF, segundo os próprios bolsonaristas, vai para Noronha, ex-presidente do STJ. 

Na verdade, Noronha, segundo os próprios bolsonaristas, está fazendo por merecer a indicação ao STF (8). Noronha contribuiu para o afastamento de Witzel e colocou em prisão doméstica o Queiroz e sua esposa Márcia, essa então fugitiva da justiça (10).

 E Noronha, em decisão monocrática, de 09/04/2019, suspendeu, provisoriamente, 310 liminares que impedia o desconto de dezenas de milhares petroleiros, ativos e aposentados, de 13% dos salários, por 18 anos. Esse desconto seria para cobrir um rombo ocorrido na Petros, entretanto estes mesmos petroleiros nunca foram gestores do Fundo Petros (11).  

 E, como o pleno do STJ, não revê essa decisão de Noronha, as direções da Petrobrás e da Petros ainda transformaram esse desconto em vitalício.  

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

 

Fonte: 1 - https://falandoverdades.com.br/em-live-bolsonaro-deixa-papel-escrito-botar-ponto-final-na-questao-queiroz-e-primeira-dama/

2 - https://veja.abril.com.br/politica/claudio-castro-se-encontrou-com-cla-bolsonaro-na-vespera-de-operacao/

3 - https://valor.globo.com/politica/noticia/2020/08/28/operacao-tira-de-witzel-poder-de-nomear-chefe-do-mp-que-investiga-flavio-bolsonaro.ghtml

4 - https://oglobo.globo.com/rio/alvos-de-operacao-milicianos-foram-homenageados-por-flavio-bolsonaro-em-2003-2004-23391203

5 - https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53913205

6 - https://brasil.elpais.com/brasil/2020-08-23/a-vontade-e-encher-tua-boca-com-porrada-diz-bolsonaro-a-reporter-que-o-perguntou-sobre-queiroz.html

7 - https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2020/07/10/para-bolsonaristas-beneficio-a-queiroz-cacifa-noronha-como-candidato-ao-stf.ghtml

8 - https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2020/07/10/para-bolsonaristas-beneficio-a-queiroz-cacifa-noronha-como-candidato-ao-stf.ghtml

9 - https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,oab-recomenda-por-unanimidade-afastamento-de-moro-e-deltan,70002864190

10 - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/07/09/stj-concede-prisao-domiciliar-a-fabricio-queiroz-e-a-mulher-marcia-aguiar-foragida.ghtml

11 - http://www.sindipetrolp.org.br/noticias/26953/stj-suspende-liminar-que-impede-desconto-extra-para-equacionamento-do-deficit-da-petros

 

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2020. 

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.            

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário