quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Bolsonarismo já tem pretensos sucessores, Ciro Gomes do PDT e Nildo Ouriques do Psol!


por Emanuel Cancella

Petrobras conquista o 4º Oscar da indústria do petróleo mesmo em ...

Juro que escrevo esse artigo com pesar porque esses, Ciro e Nildon Ouriques,  são de partidos sempre aliados do PT que admiro, inclusive já votei e voto. 

Faço isso por que Ciro e Nildo estão em campanha permanente, Brasil a fora e, e o Programa Faixa Livre vai ao ar de segunda a sexta feira e no que diz respeito ao PT e a Petrobrás desinformando a sociedade.

Na verdade Lula, Ciro Gomes e Nildo Ouriques disputam o mesmo eleitorado que é o de esquerda, e Ciro e Nildo acham que com o antipetismo, no mínimo, de forma desleal avançam no eleitorado petista. Será?  

Nildo é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi pré candidato do Psol à Presidência. Nildo perdeu a vaga de candidato à presidência pelo Psol para Guilherme Boulos.

Boulos é professor e líder dos sem-tetos e coordenador nacional do MTST. Guilherme Boulos foi aliado, de primeira hora, do “Lula Livre”, talvez pressionado pelas bases dos sem-tetos que reconhecem que ninguém, na história deste país, contribuiu mais com moradia popular que os governos do PT. Só através do Minha Casa Minha Vida foram 4,3 milhões de unidades entregues (1).

Fiquei magoado com o Nildo Ouriques, pois ele é professor. E dia, 24, quarta feira, ouvi dele, no Programa Faixa Livre da Aepet, o que falo a seguir (2).

O Programa Faixa Livre é patrocinado pela Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobrás), que agora aceita profissionais de outras áreas, inclusive, mesmo sendo advogado, sou sócio da Aepet.

E uma crítica que se faz já, há alguns anos, ao programa que, diga-se de passagem, é de excelente qualidade, é o antipetismo.  A resposta da direção do programa é que convida os petistas, mas eles não comparecem. Ninguém está defendendo a blindagem do PT a críticas, mas um programa antipetista é demais.  E o pior, as críticas não são verdadeiras, senão vejamos a seguir.

Terça-feira, 23/06/20, ouvindo o Programa Faixa Livre, o apresentador Anderson Gomes leu um artigo de o Globo criticando o governo de Bolsonaro, e comparando as práticas corruptas de Bolsonaro com as do PT de Lula e Dilma. Veja o áudio do programa (12).

Para quem não sabe, a Globo tentou, junto com FHC, privatizar a Petrobrás e, na época, década de 90, comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás.

A grande resposta da Petrobrás e dos petroleiros veio em 2006 com a descoberta do pré-sal. E em 20 de dezembro 2015, a Globo fez um editorial dizendo: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (11). E, para quem não sabe, o pré-sal é a maior descoberta petrolífera do mundo contemporâneo e já responde por mais da metade da produção nacional de petróleo (13). 

No programa seguinte, de quarta feira, 24/06/20, do Faixa Livre, em anexo, Nildo Ouriques coloca os ministros da educação do PT, Aloysio Mercadante, Cristovam Buarque, Fernando Haddad, Tarso genro, José Henrique Paim, Cid Gomes, Renato Janine, Luiz Claudio Costa, no mesmo patamar dos ministros da Educação de Bolsonaro e de seus antecessores.

Recomendo o texto abaixo para o professor Nildon Ouriques, para que ele leia e aplique em sala de aula:

- Esses ministros da Educação, nos governos do PT, foram responsáveis pela implantação do sistema de cotas nas universidades para índios, negros, pobres e deficientes.
 - E foi com esses ministros que os governos do PT implantaram o Fies, ProUni, o Ciência sem Fronteiras.

 “Uma revolução foi feita na educação do Brasil pelos governos do PT de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, quando estiveram à frente da presidência da República.
Ministro da Educação de ambos os presidentes, Fernando Haddad (2005-2012) criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2007, para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas e, assim, desenvolver ações para superar os principais desafios encontrados.
As universidades públicas e os institutos federais, antes basicamente centralizados nas capitais dos estados, foram levados para todo o interior do país. Foram criados 18 novas universidades federais e 173 câmpus universitários.
No total, a população universitária quase triplicou, saltando de 3 milhões em 2003 para 8 milhões em 2016” (4).
“Em 12 anos, governos Lula e Dilma triplicam escolas técnicas federais (5)”

Nildo Ouriques diz ainda que o Programa Ciência Sem fronteiras do PT é um programa medíocre, talvez por isso Bolsonaro acabou com o programa. Aliás,  um similar no passado formou, com dinheiro público, nos EUA, Paulo Guedes, ministro de Bolsonaro, e Castello Branco, presidente da Petrobrás, nos EUA em Chicago Boys (3). 

Quanto a Ciro Gomes, do PDT, vou usar a mesma crítica do Nildo Ouriques, no Programa faixa Livre de hoje, 24, (6). “Ciro foi fiel a todos os governos do PT, inclusive foi ministro de Lula” (6).  Ciro fala da existência de corrupção no governo do PT de Lula, mas não cita Lula e fala no ex-ministro Antonio Palloci etc.

Imagine se alguém associar pratica corruptas de seus correligionários do PDS, PSDB, PMDB a Ciro Gomes partidos em que foi filiado. E não podemos esquecer que no 2º turno Ciro Gomes não votou e nem fez campanha para nenhum candidato, e Ciro Gomes culpa o PT pela ascensão de Bolsonaro.

O lavajatismo de Sergio Moro criou escola, citando a esposa de Lula, a família, os filhos os amigos de Lula e o compadre.
Mas, depois de toda essa investigação, mais de 3 anos de investigação, foi o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, que soltou a pérola, denunciando Lula, ao vivo, na Globo, segundo ele mesmo, sem provas, mas com convicção (7).

Como funcionário da Petrobrás e sindicalista, reconheço que os governos do PT foram disparados os melhores para a Petrobrás e os petroleiros.

FHC tentou de forma frustrada privatizar a Petrobrás. Imagine, caso conseguisse, a Empresa iria com pré-sal e tudo.
Lula assumiu o governo e recomprou os 30% da Refap que FHC tinha vendido para Repsol (10). Lula e Dilma decidiram recompor o quadro técnico da Petrobrás sucateado por FHC e, de 33 mil petroleiros, chegamos a 85 mil funcionários concursados e cerca de 400 mil terceirizados.

Lula retomou a indústria naval, destruída por FHC, e agora novamente entregue aos gringos pelo golpista Michel Temer e Bolsonaro. 

Foi nos governos do PT que a Petrobrás e os petroleiros desenvolveram tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. Por essa proeza os petroleiros ganharam, em 2015, em Houston, nos EUA, pela 3ª vez, o prêmio OCT, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo (8). 

No governo Lula, a Petrobrás fez a maior capitalização da história do capitalismo.

Com isso, a capitalização chegou ao total de 120,360,800,041,25 bilhões de reais, a maior capitalização por ações do mundo.” (9).

Na política de recursos humanos, nos governos do PT, os petroleiros, ativos e aposentados, tinham aumento real de salário, todo ano. Tínhamos, na ativa, através da lei 10.101/2000, PLR para todos os funcionários da ativa, Beneficio Farmácia etc. 

Hoje nada de aumento real, PLR, Beneficio Farmacia, concurso público. Hoje temos reajuste abaixo da inflação, nada de PLR, nem pensar em Beneficio Farmacia, demissões, rebaixamento de salários como os da BR Distribuidora de 30%. Nada de concurso público e pagamento de PED pelos ativos e aposentados.

E com certeza, muitos dos petroleiros que votaram no Bolsonaro, foi com base nas criticas mentirosas da Globo, em farsas montadas pela direita e de falsos esquerdistas. A ampla maioria dos atuais funcionários da Petrobrás entraram na Empresa via concurso público, nos governos do PT, coisa que hoje não existe na Companhia. Se não fossem os governos do PT, esses novos funcionários nem estariam na Petrobrás.

Sem falar nos milhares de anistiados pelos governos do PT, que não foram poucos, da Interbrás, Petromisa, Petroflex, e demitidos do Collor e FHC.

E com certeza os votos de Bolsonaro na Petrobrás foram com base principalmente no antipetismo, alimentado pelo falso esquerdismo divulgado pelo Ciro Gomes e Nildo Ouriques, e pela propaganda da Globo e de programas como o Faixa Livre da Aepet.  



Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.





Rio de Janeiro, 24 de junho de 2020.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 


  


5 comentários:

  1. Verdade deve ser dita, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  2. A verdade nunca pode ser negada. A César o que é de César. Será que um dia nós iremos acordar desse pesadelo? Eu espero que sim!. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O PT precisa ficar atento e confrontar essas figuras que, ao invés de centrar fogo no governo Bolsonaro,o compara com PT. Assim, minimiza a perniciosidade do Bolsonarismo e amplia o antipetismo e o ódio ao PT. Por isso, não basta confrontar o governo federal é necessário enfrentar aqueles que querem os votos do PT destruindo o partido e fazer frente a mídia golpista que nunca admitiu a ascensão de parte da sociedade brasileira através dos programas petistas.

    ResponderExcluir