segunda-feira, 29 de junho de 2020

Beba água da torneira (No Rio da Cedae)! Vale a Pena Ver de Novo matéria de 08/01/20.


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo  desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=0paL7Q9A4as

Emanuel Cancella: Beba água da torneira (No Rio da Cedae)! Vale a ...

Faça isso em de­fesa da sua saúde, do seu bolso e do planeta.

As mul­ti­na­ci­o­nais de be­bidas fi­zeram a ca­beça de grande parte do pla­neta. Com uma cam­panha mi­li­o­nária, ven­deram a idéia de que a água da tor­neira não presta. Nos co­mer­ciais, tentam nos en­cantar. 

Rios e cór­regos lím­pidos são exi­bidos como origem da água en­gar­ra­fada. A água mi­neral é mais sau­dável, dizem os donos das grandes em­presas de re­fri­ge­rantes, as mesmas que mer­can­ti­lizam agora a nossa água.

O filme The Story of Bot­tled Water (A his­tória da água en­gar­ra­fada, pos­tado no you­tube no en­de­reço http://​www.​youtube.​com/​watch?​v=KdV​IsEU​XIUM), traz re­ve­la­ções cho­cantes sobre a cons­trução da falsa ne­ces­si­dade de con­sumir água mi­neral. Na pro­dução, a apre­sen­ta­dora Annie Le­o­nard in­forma que um terço da água en­gar­ra­fada dos EUA vem da tor­neira. A Aqua­fina Pepsi e Da­sani Coca-cola são duas entre muitas marcas que usam água da tor­neira.

Nada é mais caro do que a água mi­neral. Um litro de água en­gar­ra­fada custa mais caro que um litro de ga­so­lina. A água in­dus­tri­a­li­zada custa apro­xi­ma­da­mente 2.000 vezes mais que a água da tor­neira. E ainda tem o fator am­bi­ental. 

Mi­lhões de gar­rafas são uti­li­zadas são jo­gadas em aterros sa­ni­tá­rios, onde essas em­ba­la­gens fi­carão por mi­lhares de anos. Só os norte-ame­ri­canos, se­gundo o curta A his­tória da água en­gar­ra­fada, com­pram mais de meio bi­lhão de gar­rafas de água toda se­mana, quan­ti­dade su­fi­ci­ente para dar mais de cinco voltas ao redor do mundo.

Até hoje, em minha casa, só uti­li­zá­vamos água mi­neral. Vou con­versar com a fa­mília e, já adi­anto, de minha parte já vou trazer meu filtro de barro de volta e enchê-lo com água da tor­neira. E você vai fazer o quê?

OBS.: depois disso em minha casa não entrou mais agua mineral engarrafada, também, por livre e espontânea pressão da família não consegui restabelecer meu filtro de barro, mas até hoje usamos um filtro de parede de carvão ativado. Mas, creio que o melhor seja o filtro de barro.

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

Texto ori­gi­nal­mente pu­bli­cado na APN - Agência Pe­tro­leira de No­tí­cias.

Rio de Janeiro, 08  de Janeiro de 2020.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em:  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

  Meus endereços eletrônicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário