quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Paulo Guedes, além de corrupto, faz apologia a Pinochet, o maior ditador e torturador das Américas!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=5_PuErKq_HA

                                 Resultado de imagem para dossie Pinochet: Chicago Boys

DOSSIÊ PINOCHET: CHICAGO BOYS NO CHILE, A INSPIRAÇÃO DE PAULO GUEDES E O MODELO PARA BOLSONARO (8).

Paulo Guedes deu rombo nos fundos de pensão das estatais de um BI de reais, dentre eles o da Petros. E agora, por esse rombo, os petroleiros, ativos e aposentados, é que estão pagando com 13% de seus salários e por 18 anos (7).

Enquanto os petroleiros pagam a conta do rombo de Paulo Guedes, ele, que já levou os aposentados chilenos ao suicídio, agora vai levar os brasileiros à morte, com a sua reforma da Previdência no Brasil, no mesmo modelo que ajudou a fazer no Chile.  

Paulo Guedes é formado na década de 80, em Chicago, nos EUA, fazendo parte de um grupo ultradireitista conhecido como Chicago Boy’s, os quais alguns ajudaram a implementar a mudança da aposentaria no Chile.

Veja o cenário da introdução da privatização da previdência chilena de Paulo Guedes, Jorge Selume e Pinochet:

“Neste contexto da versão sinistra da repressão – com a exumação de covas clandestinas, cujos corpos eram preparados com trilhos de aço atados aos pés e jogados de helicópteros ao Pacífico – o brasileiro Paulo Roberto Nunes Guedes é convidado por seu colega chileno na Universidade de Chicago, Jorge Selume Zaror, para dar aulas na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade do Chile, que Selume comandou como decano, de 1981 a 1985” (4).

No lugar da conhecida Previdência, o Chile colocou em prática algo que só existia em livros teóricos de economia, quando cada trabalhador faz a própria poupança, que é depositada em uma conta individual, em vez de ir para um fundo coletivo (1).

Agora, quando o novo modelo começa a produzir os seus primeiros aposentados, o baixo valor das aposentadorias chocou: 90,9% recebem menos de 149.435 pesos (cerca de R$ 694,08) (1). Assim previdência do Chile foi privatizada e agora, enquanto os aposentados chilenos são recordistas em suicídio, os bancos comemoram resultados fantásticos, um deles o banco Pactual, que era de Paulo Guedes (2,3).    

Desdenhando dos milhares de vítimas chilenas da ditadura de Augusto Pinochet, o mais sanguinário dos ditadores de nosso continente, bem como em total desrespeito aos aposentados chilenos, levados ao suicídio pela reforma da Previdência que ajudou a criar, diz Paulo Guedes: “Pinochet fez do Chile uma Suíça”. 

2 - https://horadopovo.org.br/sem-previdencia-publica-chile-tem-suicidio-recorde-entre-idosos-com-mais-de-80-anos/
4 - https://www.revistaforum.com.br/paulo-guedes-o-chicago-boy-de-bolsonaro-e-seus-vinculos-com-a-ditadura-pinochet/
7 - https://www.cartacapital.com.br/politica/mentor-economico-de-bolsonaro-e-investigado-por-fraude-em-fundos-de-pensao/


Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2019.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está a venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.
 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.
 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 



Nenhum comentário:

Postar um comentário