segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Brumadinho é a privatização!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=B5HT0A-7Pbw

Resultado de imagem para A vale do rio Doce não se vende FHC ele é do povo

É por isso que a maioria da sociedade rejeita a privatização, segundo o Datafolha (1).
Mesmo assim, Paulo Guedes, ministro de Bolsonaro, quer privatizar 100%.
A Vale do Rio Doce foi privatizada por FHC, em 1997. A maior mineradora de ferro do mundo foi vendida por um cheque de R$ 3.3 BI, configurando assim um dos maiores crimes contra o Brasil (2).

Até a privatização, não houve qualquer acidente ambiental de grandes proporções. Na mão de empresários gananciosos, já tivemos o de Mariana e agora Brumadinho. Outras estão a caminho.

Eles querem entregar nossas hidrelétricas, nossas refinarias e estão entregando nossos dutos de petróleo e gás.  Os dutos da Petrobrás cortam nosso país de norte a sul, já imaginou o risco de entregar isso a empresários gananciosos como os da Vale?

As termoelétricas a gás e diesel, que acabaram com o apagão no Brasil, numa gestão mercantilista como a da Vale, podem se transformar em bombas.

Muitas das hidrelétricas da Eletrobrás estão em áreas de preservação ambiental e próximas de muitas cidades. Caso sejam entregues a um banco, por exemplo, ele vai zelar pelo meio ambiente e pela preservação das áreas ribeirinhas? Ou faremos como na Vale do Rio Doce, vendemos e apertamos o botão do “foda-se”?

O governo entreguista de Bolsonaro quer privatizar as refinarias, não levando em conta que o prejuízo financeiro e estratégico pra o Brasil, muito menos o risco de um acidente como o de agora na Vale com centenas de vítimas.

O pré-sal, cuja tecnologia foi desenvolvida pelos petroleiros da Petrobrás, está sendo entregue a empresas multinacionais que vão fazer a produção predatória, ou seja, quanto mais rápido e maior a produção, maior o lucro. Imagine o risco ambiental de um acidente no pré-sal no litoral de Santos, Santa Catarina e Rio de Janeiro!

A privatização no Brasil tem se mostrado uma ação irresponsável entre amigos. Não é só a questão estratégica, o prejuízo econômico ao país, a perda de arrecadação de impostos e os empregos precarizados.

Valeu a pena privatizar a Vale do Rio Doce?        



Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2019.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está a venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.
 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.
 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 



Nenhum comentário:

Postar um comentário