terça-feira, 25 de dezembro de 2018

As elites brasileiras preparam a segunda facada em Bolsonaro, aos moldes do impeachment de Collor!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=5kBzCT-TkDU

                       Resultado de imagem para As elites brasileiras preparam a segunda facada em Bolsonaro, aos moldes do impeachment de Collor! 

As elites brasileiras só elegeram Collor e Bolsonaro para barrar Lula e o petismo, já que nem Collor e nem Bolsonaro são os candidatos prediletos de nossa burguesia.

Tanto que Collor sofreu um impeachment, cuja principal protagonista foi sua criadora e apoiadora: a Globo.

Essa elite brasileira, que inclui principalmente a mídia e a Justiça, não é de brincadeira.

Tanto que Lula foi preso, sem qualquer prova, num claro intuito de impedir sua candidatura que, segundo o Ibope, seria vitoriosa em primeiro turno (7). É bom lembrar também que conseguiram afastar Dilma do governo, através de um impeachment, sem nunca provarem absolutamente nada contra ela. 

Entretanto, seu vice, o golpista Michel Temer, já foi denunciado 3 vezes por corrupção, e, de forma muito suspeita, vai completar seu tempo como presidente. Só agora, ao final do governo, Temer faz elogios a Dilma.  Em entrevista, Temer diz que Dilma é uma "senhora correta e honesta" (5,6).

Com Bolsonaro, as brigas com a elite midiática começaram já durante a campanha. Bolsonaro chegou a ameaçar cortar pela metade a verba para a Globo e a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello,  mesmo ameaçada, denunciou a campanha fraudulenta via fake news de Bolsonaro (1,2). 

O vice de Collor, que assumiu a Presidência no seu impedimento, foi Itamar Franco. Itamar, salvo engano, comportou-se o tempo todo como aliado de Collor e nunca durante o governo Collor se pronunciou publicamente contra ele.
Já o vice de Bolsonaro, General Hamilton Mourão, quase toda semana tem uma crítica pública a Bolsonaro (4).

 Bolsonaro também já começa mal com o vice.
Mourão diz que é preciso explicar a transação de R$ 1,2 milhão envolvendo o motorista de Flávio Bolsonaro (3).
Mourão também diverge de Bolsonaro na mudança da embaixada brasileira em Israel(4). Eu particularmente concordo com essas críticas de Mourão, mas feitas publicamente e por seu vice mais parecem críticas da oposição.

Collor, quando caiu em desgraça e buscando apoio popular, aproximou-se de Brizola que era governador do Rio de Janeiro e um dos principais líderes da oposição. Brizola condicionou seu apoio politico à construção de Cieps e, se não me engano, à conclusão da linha vermelha. Brizola mostrou-se um líder que colocava os interesses legítimos da sociedade acima dos interesses pessoais e partidários.

Quanto a Bolsonaro, ou ele busca um viés que o aproxime dos interesses dos trabalhadores, aparando também as arestas com os movimentos sociais, ou ele vai rumo à segunda facada. E o algoz não vai ser a esquerda, será a mesma elite que os elegeu e que defenestrou Collor! 



Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2018.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 





Nenhum comentário:

Postar um comentário