terça-feira, 20 de novembro de 2018

Por que os cubanos são mais médicos?


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=q2BDOfY7l2Q

                                         Resultado de imagem para Por que os cubanos são mais médicos?

Os médicos cubanos trabalham em 62 países e só em 35 cobram pelo serviço (1), apesar de essa ser a maior fonte de divisas da Ilha.
É bom lembrar que Cuba tem o maior número de médicos por mil habitantes do mundo: 7,5 (dado de 2014) (2) e isso ajuda sua população:

“Cuba alcançou em 2015 uma taxa de mortalidade infantil abaixo de cinco por 1.000 nascidos, dado que a coloca entre as primeiras 40 nações do mundo (3)”

Essa tentativa de colocar médicos brasileiros no programa Mais Médicos esbarra na própria formação da maioria de nós, cuja prioridade é ganhar dinheiro e/ou status.

O médico cubano já se forma para essa função de levar medicina aos mais pobres e nos locais mais inóspitos e, ao mesmo tempo, contribuir para seu país. Imaginar que um médico nosso, por exemplo da rede D’Or, da Amil, Unimed ou Assim vá substituir esses médicos é sonho.

As forças armadas, Petrobrás e Polícia Federal, por exemplo, só conseguem alocar funcionários, nos locais mais longínquos, por força contratual.

Acho até razoável que os médicos formados nas universidades públicas dediquem seus primeiros anos onde o estado designar. Mas se for essa a orientação, isso só deve valer para os novos estudantes.

Por isso é enganar a população quando se diz os médicos brasileiros vão substituir os cubanos em curto prazo.

Muita gente criticou o PT quando alguns de seus membros foram se tratar em hospitais fora do SUS. Mais foi Dilma do PT que criou o Mais Médicos para atender os mais pobres.

Na verdade, o governo se lixa para morte de pobres veja, por exemplo:

“Na soma dos seis meses de intervenção no Rio, 736 pessoas já haviam sido mortas pela polícia. Entre as autoridades foram mortos 51 agentes e um militar” (4).

Mas como o programa Mais Médicos atende a mais de 2000 municípios, creio que esses prefeitos vão pressionar o governo federal sob o risco de nunca mais se elegerem.      

No mais, você não vai ver na mídia, como no Fantástico da Globo, como estão sofrendo agora as famílias que eram atendidas no Mais Médicos.

Eles gastam todo tempo falando mal do PT, Lula e Dilma da Venezuela e de Cuba!  

4 - https://www.revistaforum.com.br/relatorio-da-intervencao-militar-no-rio-32-civis-e-quatro-militares-mortos/



Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2018.


 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 




Nenhum comentário:

Postar um comentário