segunda-feira, 3 de maio de 2021

Água e energia não são mercadorias!

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=V8dzRyS7qLw

Privatizaram a Cedae, mas só compraram o filé mignon, já que para a parte das comunidades e favelas não houve sequer lance.

 Como disse anteriormente, os empresários do setor vendem a água mineral mais cara que gasolina, então jamais irão colocar água e esgoto em comunidade.

 Além de privatizar o lucro e estatizar o prejuízo, eles são criminosos, pois passaram por cima do decreto legislativo que impedia o leilão. Pressionado por Bolsonaro e Guedes, o governador Claudio Castro, por essa atitude, pode ser condenado por crime de responsabilidade:

 O  governador desrespeitou a Alerj, que vai dar o troco. O sindicato dos trabalhadores também promete luta permanente para barrar esse leilão criminoso. 

O presidente do STF, Luiz Fux, entra para história como algoz da Cedae, pois ele suspendeu a liminar que impedia o leilão, desrespeitando assim a autonomia e independência dos poderes, tendo em vista que a Alerj apresentara decreto que impedia o leilão. Quem sabe, o pleno do STF derrube a interferência de Fux no poder legislativo? (1,2).

 Na Petrobrás, depois de mentir aos brasileiros prometendo gás pela metade do preço, Paulo Guedes privatizou a BR Distribuidora, além de  esconder o nome do comprador, entregou a esse anônimo felizardo, de graça, o terceiro mercado de venda de combustíveis do mundo, pois o mercado brasileiro só perde para EUA e China (3,4,5). 

 Para criticar os governos do PT e facilitar a venda de ativos da Petrobrás, a mídia, principalmente a Globo, divulgava então a farsa de que os preços da gasolina, diesel e gás, e outros derivados, eram os mais caros no mundo.

Agora, através do Preço de Paridade de Importação - PPI, leia-se dolarização, o preço dos combustíveis realmente sobe praticamente toda semana, mas a mídia só comunica o aumento.

 Muito pelo contrário, até pregam essa continuidade de aumentos, já que a Globo, via sua principal jornalista econômica, Miriam leitão, até defende Lula, desde que não mexa na política de preços da Petrobrás (6).

 Bolsonaro mentindo, da mesma forma que Paulo Guedes, diz que aumento do gás é 'inadmissível' e que política de preços da Petrobras pode mudar (7). Mas não faz nada e os preços continuam a disparar!

 Assim a dona de casa, não suportando o preço do bujão de gás, está substituindo-o pela lenha e carvão; os caminhoneiros, em função do preço do diesel, estão vendendo o almoço para comprar a janta  e os motoristas de Uber e Taxis estão trocando dinheiro na praça, em função do preço da gasolina.

 Diante do exposto,  Bolsonaro, para agravar mais a situação, com o apoio vergonhoso do STF, ainda  quer vender metade das refinarias da Petrobrás, justamente as que refinam a gasolina, diesel e gás (8).

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e  deixe um comentário.   

 Fonte: 1 - https://diariodorio.com/luiz-fux-suspende-decisao-do-trt-que-impedia-o-leilao-da-cedae/

2 - https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/04/30/alerj-tenta-reverter-decisao-judicial-contraria-a-decreto-que-impedia-leilao-da-cedae.ghtml

3 - https://jornalggn.com.br/artigos/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

4 - https://www.conversaafiada.com.br/economia/petrobras-vai-vender-o-que-sobrou-da-br-distribuidora

5 - https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/21/guedes-botijao-preco-alta.htm

6 - https://www.brasil247.com/economia/miriam-leitao-defende-lula-desde-que-nao-mexa-na-politica-de-precos-da-petrobras

7 - https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/04/07/bolsonaro-diz-que-aumento-do-gas-e-inadmissivel-e-que-politica-de-precos-da-petrobras-pode-mudar.htm

8 - https://www.focus.jor.br/bolsonaro-agradece-stf-por-liberar-venda-de-refinarias-da-petrobras/

  

Rio de Janeiro 03 de maio de 2021.

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA     

Tik Tok: emanuelcancella   



Nenhum comentário:

Postar um comentário