domingo, 25 de outubro de 2020

Bolsonaro queria fuzilar FHC, mas agora retoma sua obra, vendendo estatais e reservas petrolíferas.

 por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: Https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA


A pilhagem recente do Brasil começou com o então juiz Sergio Moro, aliado da Globo e a serviço dos EUA, destruindo a imagem da Petrobrás, para assim facilitar sua entrega! 

Mas já na década de 90, o governo de FHC, aliado também a Globo, tentou, de forma frustrada, privatizar a Petrobrás.

Na ocasião, a Globo, numa campanha gigante, comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás. Uma greve petroleira de 32 dias barrou a chamada Privataria Tucana e salvou várias empresas estatais, não foi só a Petrobrás. 

FHC derrotado, não desistiu, e transformou a Petrobrás em “Unidades de Negócios” para vendê-la fatiada, mas, tremendamente desgastado, só conseguiu vender para a Repsol, 30% da Refap, refinaria do sul. Lula, quando assumiu o governo, recomprou os 30% da Refap (1).

 Mas a grande resposta dos petroleiros e da Petrobrás veio em 2006 com o desenvolvimento de tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. Por esse feito, os petroleiros e a Petrobrás ganharam  da maior autoridade do setor petróleo, em Houston, nos EUA, a partir de 2015, quatro prêmios OTC, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo (13,14).

Em 2014, foi criada, para investigar a Petrobrás, a Lava Jato, chefiada pelo juiz Sergio Moro (2). Lembrando que o juiz Moro, em 2015, foi premiado pela Globo como” O  homem que faz a diferença”. (3). 

E continuando a conspirar, em dezembro de 2015, a Globo em editorial: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (4). 

E o pré-sal é a maior descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e já responde por 70% da produção nacional de petróleo (5). 

A OAB, por unanimidade, com base em denúncias do The Intercepet Brasil, inclusive provadas com áudios, chegou a pedir o afastamento de Moro e Dallagnol de cargos públicos, para que não usassem a máquina pública em proveito próprio, mas eles continuaram a conspirar contra a Petrobrás e o Brasil (5,6). 

O saudoso Moniz Bandeira, um dos maiores cientistas políticos brasileiros, já dizia na revista Carta Maior, em 2016: 'Moro e Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil' (7). 

E Bolsonaro, eleito presidente, teve como maior cabo eleitoral o juiz Sergio Moro, já que este prendeu Lula sem provas, líder em todas as pesquisas, às vésperas da eleição. E, para não deixar dúvida da mutreta, Moro recebeu de Bolsonaro o ministério da Justiça e ainda teve a promessa de ser indicado ministro do STF (8). 

Bolsonaro que, quando deputado, falava em fuzilar FHC por vender estatais e nossas reservas petrolíferas, entretanto hoje presidente faz pior (9).   

Bolsonaro já vendeu a BR Distribuidora (10) e agora anuncia a venda da metade das refinarias (11). Pasmem! Bolsonaro tem aval do STF para, sem passar pelo Congresso Nacional (15), vender as chamadas “Unidades de negócios” denominadas por FHC, na verdade, as subsidiárias da Petrobrás!

Bolsonaro já vendeu, não se sabe para quem, pois o governo esta escondendo a identidade do comprador, a BR Distribuidora e os postos BR e junto, de graça, o 3º mercado de distribuição de combustíveis, pois o mercado brasileiro de venda de combustíveis só perde para a EUA e China (12). 

E agora vai vender, aos gringos, metade das refinarias para alimentar os postos BR. É a chamada venda ou negociata casada!

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.  

Fonte: 1 - https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-recompra-30-da-refap-por-us-850-milhoes,47434e

2 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Lava_Jato

3 - http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/03/juiz-sergio-moro-vence-premio-faz-diferenca-como-personalidade-do-ano.html

4 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

5 - https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/

5 - https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,oab-recomenda-por-unanimidade-afastamento-de-moro-e-deltan,70002864190

6 - https://www.brasildefato.com.br/2019/06/10/conselho-federal-da-oab-recomenda-afastamento-de-moro-e-dallagnol

7 -  https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Moniz-Bandeira-Moro-e-Janot-atuam-com-os-Estados-Unidos-contra-o-Brasil-/4/37381

8 - https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html

9 - https://www.esmaelmorais.com.br/2018/12/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

10 - https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2019/07/br-distribuidora-mercado-financeiro/

11 - https://oglobo.globo.com/economia/petrobras-vendera-50-de-suas-refinarias-partir-de-junho-23605035

12 - https://jornalggn.com.br/politica/quem-comprou-o-controle-da-br-distribuidora-por-andre-motta-araujo/

13 -https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Petrobras-Maior-premio-da-industria-de-petroleo-e-gas-offshore-mundial/4/32840

14 -  https://www.brasil247.com/blog/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-de-petroleo-vao-vende-lo-tambem

15 - https://www.gazetadopovo.com.br/economia/stf-autoriza-venda-refinarias-petrobras/

 

 Rio de Janeiro 25 de outubro  de 2020. 

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA  

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário