sábado, 5 de setembro de 2020

Peladão petroleiro de volta, na Cinelândia, Av. Rio Branco, 243, Rio, sexta, 11/09/20, às 17:00h!

 por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=07bt0TmQqMM

Petrobras conquista o 4º Oscar da indústria do petróleo mesmo em meio a  greve dos petroleiros | Click Petroleo e Gas

 A idéia é um pacote de atos, em frente à Justiça Federal no Rio e na sede da Petrobrás, alternando, com peladão e enterros simbólicos, que serão realizados até que cesse a perseguição odiosa aos petroleiros pelo STJ, direção da Petrobrás e Petros. 

O ato será também em apoio à greve dos Correios. Espero o apoio e presença de petroleiros da FUP, FNP, da Aepet e da Federação de aposentados e Associações. Vamos homenagear a Petrobrás e a memória dos 10 petroleiros que se suicidaram. 

Em 2007, os petroleiros ficaram pelados em frente ao Edise, sede da Petrobrás, e depois em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto. Era governo Lula e eu era coordenador da FNP e do Sindipetro-RJ (8). 

Com Lula, o petroleiro tinha aumento real, PLR, abono salarial, Benefício Farmácia e concurso público aos montes, sendo que a Petrobrás chegou a ter 85 mil petroleiros próprios e 400 mil terceirizados. O TCU era o grande entrave aos concursos públicos, por isso o número de terceirizados. Para quem não sabe, PLR é lei 10101/2000, sendo assim permitida a conquista a todos os trabalhadores.  

O Beneficio Farmácia permitia ao petroleiro tirar os remédios, não todos, mas os principais de “graça” numa rede de farmácias. Em contrapartida, todos os petroleiros, mesmo aqueles que não usavam nenhum tipo de medicamento, pagavam, no contracheque, pelo Beneficio, inclusive por seus dependentes, na época cerca de 300 mil usuários, entre titulares e dependentes.   

No governo Lula  os petroleiros, ativos e aposentados, tinham aumento real de salário. Como dirigente sindical, brigava com o RH, pois o aumento real dado aos aposentados era menor que os da ativa. Depois de inúmeras tentativas frustradas de acabar com a discriminação com os aposentados, esse foi o motivo do peladão. 

Saudade do Lula e Dilma na Petrobrás, da não ameaça de privatização, dos aumentos reais, abono, PLR, Beneficio farmácia e dos concursos públicos.

Hoje, mesmo depois de a Petrobrás, em 2006, no governo Lula, ter desenvolvido tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal, os petroleiros e a Petrobrás estão sendo destruídos. 

E, por conta do pré-sal, os petroleiros ganharam quatro prêmios OTC, o último em 2020, em Houston, nos EUA, e esse prêmio é considerado o “Oscar” da indústria do petróleo (3,4). 

O pré-sal é a maior descoberta petrolífera no mundo contemporâneo e já responde por 70% da produção nacional de petróleo (1).

Entretanto, em 2015, ano do recebimento pela Petrobrás do “Oscar”, a Globo já conspirava em editorial: O pré-sal pode ser patrimônio inútil (2). 

Agora, como disse o ex-presidente da AEPET, Ricardo Maranhão: A Petrobrás não tem uma direção, tem um liquidante capitaneado pelo presidente Carlos Castello Branco. Deste modo, estão entregando a Petrobrás e atacando os direitos dos petroleiros. 

A propaganda que você vê agora, na mídia, principalmente TV, é da BR Distribuidora privatizada. Venderam a BR Distribuidora a segunda no Brasil em faturamento só perdendo para Petrobrás holding, a preço de banana, demitiram 600 petroleiros, centenas de contratados e os que ficaram na empresa tiveram redução de 30% nos salários ou seriam demitidos (5).

 E, como parte da farsa do combate à corrupção, os petroleiros ativos e aposentados estão pagando com, no mínimo, 13% de seus salários, e por 18 anos.  Esse desconto em nossos salários é por conta de um rombo na Petros, mesmo sem esses petroleiros nunca terem sido gestores do Fundo. 

Creio que, com base principalmente no fato de que os petroleiros nunca foram gestores da Petros, juízes de todo o Brasil deram 310 liminares impedindo esse desconto (7).

Entretanto, em 09/04/2019, em decisão monocrática, o então presidente do STJ, João Otavio de Noronha, suspendeu todas as liminares que atendiam dezenas de milhares de petroleiros. Mesmo o tribunal tendo se reunido várias vezes, por exemplo, para discutir o afastamento do governador Witzel, nada fala sobre as liminares petroleiras (7).

Por conta dessa farsa do combate à corrupção na Petrobrás, vários trabalhadores estão afastados para tratamento psíquico e dez se suicidaram (6). 

Um companheiro de empresa me perguntou se eu achava que o ato peladão  os enterros simbólicos vão resolver alguma coisa, eu respondi que acho que não. Lembrando que o ato peladão foi discutido no primeiro semestre de 2020 em assembléia dos aposentados petroleiros no Rio e a votação foi 19 X 19.  

Mas, com o ato, faço minha parte como funcionário da Petrobrás  e espero que a sociedade tome conhecimento desse conluio criminoso contra o petroleiro.

Para não restar dúvida da ação criminosa entre o STJ de Noronha, o liquidante da Petrobrás, Carlos Castello Branco, e a Petros, passaram o desconto, de 18 anos, para vitalício.       

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

 

Fonte: 1- http://www.anp.gov.br/noticias/5779-pre-sal-ja-responde-por-quase-70-da-producao-nacional

2 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

3 - https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Petrobras-Maior-premio-da-industria-de-petroleo-e-gas-offshore-mundial/4/32840

4 -  https://www.brasil247.com/blog/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-de-petroleo-vao-vende-lo-tambem

5 - https://rj.cut.org.br/noticias/br-distribuidora-coloca-cerca-de-600-trabalhadores-na-rua-de-uma-so-vez-c227

6 - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assedio-dor-e-suicidio-o-inferno-dos-petroleiros-que-dedicaram-a-vida-a-petrobras-por-pedro-zambarda/

7 - http://www.sindipetrolp.org.br/noticias/26953/stj-suspende-liminar-que-impede-desconto-extra-para-equacionamento-do-deficit-da-petros

8 - http://emanuelcancella.blogspot.com/2016/10/o-petroleiro-esta-pelado-pelado-nu-com.html

 

Rio de Janeiro, 05 de setembro de 2020. 


Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.            

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário