quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Discurso de Bolsonaro na ONU: um elogio à farsa e à mentira!

 por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=AnZeeCQWFjY



Disse Bolsonaro, na ONU, sobre a pandemia: 

“Por decisão judicial, todas as medidas de isolamento e restrições de liberdade foram delegadas a cada um dos 27 governadores das unidades da Federação. Ao presidente, coube o envio de recursos e meios a todo o país” (1). 

O fato é que Bolsonaro prega, o tempo todo, contra o isolamento social e o uso da máscara contra o Covid-19. Lembrando que, até julho de 2020, foram aplicados só 29% da verba emergencial (2,3). 

Bolsonaro disse também: 

“Concedeu auxílio emergencial em parcelas que somam aproximadamente US$ 1.000 para 65 milhões de pessoas, o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo”. 

Na verdade, a proposta de ajuda emergencial de Bolsonaro era de apenas 200 reais. Foi o Congresso Nacional que elevou as parcelas a 600 reais. E, segundo o DCM:  “O valor total será de R$ 4.200, o que corresponde a menos de 800 dólares. No total” (4). 

E mais, em seu discurso, Bolsonaro se auto denunciou quando disse:

“Somente o insumo da produção de hidroxicloroquina sofreu um reajuste de 500%, no início da pandemia”.

A OMS e a Fiocruz são contra o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 (11,12). Entretanto, apesar de contraindicado o uso desse medicamento, por orientação de Bolsonaro, faz parte de kit tanto na rede pública como na rede privada de saúde, no tratamento da Covid-19. 

Assim o Brasil é 2º lugar em mortos, e nesta quinta (11), incentivados por Bolsonaro, houve invasões em hospitais para tentar provar que leitos estão vazios (8). 

Lembrando que o presidente dos EUA, Donald Trump, parceiro e alvo de elogios por Bolsonaro, em seu discurso na ONU, defende também o uso da Cloroquina. Donald Trump é sócio do fabricante de Cloroquina nos EUA (5)  e o empresário que produz a Cloroquina no Brasil é militante bolsonarista (6).

Por orientação de Bolsonaro, há produção em massa de Cloroquina pelo Exército e estoque dá para 18 anos (7).

 Com relação às queimadas na Amazônia e no Pantanal, nunca antes vistas neste país, disse Bolsonaro: 

“Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares, no entorno leste da floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas”. 

Antes da ida à ONU, Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, negavam as queimadas, agora Bolsonaro já admite: 

 “Os focos criminosos são combatidos com rigor e determinação. Mantenho minha política de tolerância zero com o crime ambiental. Juntamente com o Congresso Nacional, buscamos a regularização fundiária, visando identificar os autores desses crimes”. 

Não podemos esquecer que Bolsonaro demitiu os ministros da Saúde,  Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, por discordarem de sua política de combate à pandemia.

E Bolsonaro demitiu o chefe do Inpe, Ricardo Galvão. Bolsonaro pôs em dúvida os dados do Instituto e disse que Galvão estaria "a serviço de alguma ONG" (9). Lembrando que o Inpe é subordinado ao ministério do Meio Ambiente, chefiado por Ricardo Salles.

Bolsonaro, sem nenhuma prova, culpa o índio e o caboclo pelas queimadas, e  jogou duro contra o chefe do Inpe, por mostrar ao mundo imagens da Amazônia e o Pantanal em fogo, veja o que fez o ministro do meio ambiente, Salles: levou para Brasília, no avião da FAB, pago com dinheiro do contribuinte, os fazendeiros suspeitos de tacar fogo na floresta.   

“Na verdade, diz a carta, a caravana levada para Brasília foi formada por sete moradores que são defensores dos interesses de garimpeiros e atuam igualmente com a exploração ilegal de minérios no interior da terra indígena Munduruku.

Para o MPF, ao transportar criminosos pode ter se configurado o desvio de finalidade, já que a presença da FAB na região tinha o objetivo de apoiar operação contra os crimes ambientais” (10). 

Não se assuste pessoa, se daqui a pouco, aparecer pesquisa dizendo que “trocentos por cento” de brasileiros apoiam o discurso de Bolsonaro na ONU. Faz parte!

 

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.      

Fonte: 1 - https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/09/22/leia-a-integra-do-discurso-de-bolsonaro-na-assembleia-geral-da-onu.htm

2 - https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/07/bolsonaro-gastou-apenas-29-da-verba-contra-a-covid-19-diz-tcu/

3 - https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/08/19/bolsonaro-mascara-eficacia.htm

4 - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bolsonaro-mentiu-na-onu-e-todos-nos-brasileiros-pagaremos-a-conta-do-embuste-por-joaquim-de-carvalho/

5 - https://orondoniense.com.br/trump-e-socio-de-empresa-que-fabrica-cloroquina-diz-new-york-times/

6 - https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/empresario-que-produz-a-cloroquina-e-militante-bolsonarista

7 - https://veja.abril.com.br/blog/matheus-leitao/exercito-e-a-producao-em-massa-de-cloroquina-ajudaram-a-derrubar-teich/

8 - https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/06/12/brasil-e-2-lugar-em-mortos-se-invadirmos-hospitais-chegaremos-a-1.htm

9 - https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49256294

10 - https://www.metropoles.com/brasil/justica/mpf-afirma-que-aviao-da-fab-levou-garimpeiros-ilegais-do-para-a-brasilia

11 - https://pebmed.com.br/oms-suspende-o-uso-da-cloroquina-e-hidroxicloroquina-em-testes-contra-a-covid-19/

12 - https://br.noticias.yahoo.com/coordenador-da-fiocruz-ressalta-que-183800516.html 

 

Rio de Janeiro 23 de setembro  de 2020. 

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário