domingo, 13 de outubro de 2019

Presidente da Petrobrás: “Ficam dizendo que somos entreguistas e ladrões! Pega eu que eu sou ladrão!”

por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=32hX3RxEhTA

                                Resultado de imagem para moro ladrão
Deputado chama Moro de juiz ladrão e reunião acaba em briga na CCJ. (10)

O presidente da Petrobrás, Castelo Branco, em audiência pública no Congresso Nacional dá um show de cinismo e de contradições (1).

Vale registrar a tranquilidade e a sem-vergonhice de um canalha falando da Petrobrás, como se falasse de uma empresa de fundo de quintal.
Ele disse que está tirando a Petrobrás da Bahia, por conta da baixa produtividade e que o prédio sede tem um custo muito alto. O mesmo fala ainda de toda a Petrobrás no Nordeste, segundo o presidente, fadada ao fechamento.

Na verdade, Bolsonaro, que falou em fuzilar FHC por vender a Vale do Rio Doce e reservas petrolíferas, faz na Petrobrás o mesmo que fez o tucano.

Aliás, o que o ex-presidente da empresa, o tucano Pedro Parente, e agora Castelo Branco fazem é aplicar a tese do senador corrupto, o tucano José Serra. A tese de Serra é de que a Petrobrás deva ser uma empresa só de exploração e produção de petróleo, pois isso ela faz muito bem.

Na verdade, é a mesma tese de sermos eternos fornecedores de matéria prima, ou seja, vamos produzir e vender petróleo e importar diesel, gasolina, produtos petroquímicos etc, ou seja importando com valor agregado altíssimo e dando emprego lá fora.

E assim, dentro dessa estupidez, Pedro Parente tirou a Petrobrás de setores altamente estratégicos, lucrativos e empregatícios tais como: da petroquímica, fertilizantes, gás e bicombustíveis  (2).

O tucano José Serra, quando candidato á presidência ,em 2009, foi flagrado pelo Wikleaks oferecendo vantagens à petroleira estadunidense Chevron, em prejuízo da Petrobrás. Serra perdeu as eleições e não pode cumprir a promessa feita a petroleira Chevron.
Dilma foi derrubada, com certeza o motivo principal foi a ganância dos EUA e aliados no petróleo brasileiro. E assim Serra conseguiu aprovar a lei 4567/16 cumprindo grande parte da promessa da Chevron.

E agora, na surdina, Serra apresenta projeto que desobriga Petrobras de participar do pré-sal (3,4).

Castelo Branco fala em abandonar setores do petróleo para priorizar somente a produção de petróleo, o pré-sal, no entanto,  contraditoriamente, faz leilão do pré-sal.

Na verdade, o que essa turma tenta é entregar nossas riquezas.

Bolsonaro, Paulo Guedes e Castelo Branco, no fundo, querem fazer o que FHC tentou que é privatizar a Petrobrás. Tanto que, não conseguindo privatizar, FHC transformou a Petrobrás em Unidades de Negócios, para vendê-la fatiada.
FHC só conseguiu vender a Repsol30% da Refap, que Lula, quando assumiu o governo, recomprou (5).

Será que é por isso que os golpistas estão com medo de soltar Lula e ele voltar à presidência e desfazer o que os entreguistas estão fazendo?

Veja se isso não é coisa de ladrão: Petrobrás vendeu por R$ 33,5 bilhões, um dos seus principais dutos, a TAG (Transportadora Associada de Gás S.A.), pelo valor que vai gastar em 18 meses pagando aluguel pelo mesmo duto.  Agora a Petrobrás, para usar esse duto, vai ter que pagar e ainda entrar na fila com os concorrentes (6).

Pedro Parente ainda vendeu, como se fosse seu patrimônio próprio,  com o silêncio abissal da Lava Jato, que diz investigar a Petrobrás:

-  O picareta Pedro Lalau “vendeu” o campo gigante do pré-sal de Carcara ao preço de um refrigerante o barril(8).
- Pedro lalau Parente “vendeu” também a petroquímica de Suape ao valor de 5 dias de faturamento (7).

Para provar que são bandidos os que estão dirigindo a Petrobrás e a Petros.
A Petrobrás fez 66 anos cumprindo a promessa de abastecer ininterruptamente todo o país de combustíveis. Fez mais,  desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal, a maior descoberta de petróleo no mundo contemporâneo.

Pois saiba que os petroleiros, ativos e aposentados, ao invés de prêmio estão sendo chamados de ladrões, pois estão pagando por 18 anos, com 13% de seus salários, por um rombo no fundo de pensão Petros , isso sem nunca terem sido gestores do Fundo. E a direção da Petrobrás ainda diz que outros rombos poderão advir e serão pagos pelos mesmos petroleiros.

Nós petroleiros pagamos e o ministro Paulo Guedes quem realmente deu um rombo de R$ 1 BI nos fundos de pensão das estatais, entre eles o da Petros, e não está preso e nem pagando o rombo (9).

Como diz a letra e música de Bezerra da Silva: “Pega eu que eu sou ladrão”!

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.



Rio de Janeiro, 12 de outubro de 2019.


Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está a venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

  Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:







2 comentários:

  1. concordo com seu texto. esse"Mega Leilão", se brincar, 90% disso, vai parar nas mãos das petrolíferas estrangeiras! e pior, a imprensa e sociedade brasileira comemorando essa venda pois"vai diminuir o saldo financeiro negativo do governo Bolsonaro". e vai trazer empregos. coitados!

    ResponderExcluir
  2. com um povo imbeota feito o nosso, nosso destino é a falência!

    ResponderExcluir