sábado, 7 de setembro de 2019

A OAB quer afastar Moro e Dallagnol e a justiça tem que prendê-los!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=PYxjp1Yiok4

                           Resultado de imagem para A OAB quer afastar Moro e Dallagnol e a justiça tem que prendê-los!
Quem vai pagar pelas prisões criminosas do mensalão e da Lava Jato? Joaquim Barbosa - JB, indicado ministro do STF por Lula, foi o primeiro presidente negro do Supremo. Chefiou o Mensalão, AP 470, quando prendeu vários políticos, a maioria do PT, com base na Teoria dos Fatos. JB, desta forma, desprezou as provas materiais, fundamentais em nosso direito, e prendeu por ouvir falar.

Uma das vítimas foi José Dirceu, ministro da Casa Civil de Lula. Preso pelo parecer da ministra Rosa Weber, assistida pelo juiz Sérgio Moro, aliás, um parecer que não pode ser esquecido: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite” (1). 

Se por um lado o mensalão contra o PT foi duro, cruel e ilegal, por outro o mensalão tucano, anterior ao do PT, prescreve sem julgamento (2).

Depois veio a Lava Jato, chefiada pelo juiz Sérgio Moro, prendendo através de denúncias sem provas. Delações essas feitas por presos pela Operação que, colaborando com a justiça, diminuíam suas penas, sem precisar provar o que diziam.

E assim esses “colaboradores”, na verdade os principais ladrões da Petrobrás, estão em suas casas, verdadeiros clubes de lazer, construídas com dinheiro da roubalheira.  São eles o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa; o presidente da Transpetro, Sérgio Machado; o operador do PMDB Fernando baiano; e o doleiro Alberto Youssef, etc (3).

O que chama a atenção é que os três maiores escândalos do Brasil, Banestado, Mensalão e Lava Jato, tiveram a participação do juiz Sérgio Moro, e em todos eles, os tucanos foram blindados:

- No Banestado, chefiado pelo juiz Sergio Moro, disse o ex-governador do Paraná Roberto Requião:
“A mãe de todos os escândalos no Brasil não é o Mensalão, o Petrolão, é o Banestado que surrupiou meio trilhão de reais dos cofres públicos, uma ladroagem exclusivamente de  tucanos e nenhum deles foi preso (4)”.
   
- Na Lava Jato, chefiada por Moro, que investiga a Petrobrás, os tucanos passaram ilesos, a começar pelo tucano Pedro Parente que já entrou com rabo sujo, por ser réu desde 2001, quando deu um rombo de R$ 5 BI na Petrobrás (15). E ainda, com a certeza da impunidade, a direção da Petrobrás pagou R$ 2 BI de um empréstimo ao banco JP Morgan, que só venceria em 2022, e Pedro parente é sócio do banco (5).

Apesar de o ex-governador de Minas gerais, o tucano Aécio Neves, ser recordista em denúncias na Lava Jato continua livre leve e solto e, como deboche, ainda cobra arrependimento de Lula (6).

Eu mesmo, enquanto funcionário da Petrobrás e dirigente sindical, em 2016,  denunciei ao MPF a omissão da Lava Jato em relação à gestão criminosa dos tucanos FHC e Pedro Parente na Petrobrás, até hoje sem resposta. Veja a denúncia na íntegra (7).
    
Será que esses juízes que prenderam pessoas sem provas, como JB, Rosa Weber e Sergio Moro não sentem remorsos pelo mal que fizeram com pessoas que, até se prove o contrário, são inocentes?

Quantas famílias foram destruídas; as carreiras politicas arrasadas; os bens ilegalmente bloqueados, esposa e filhos perseguidos e ainda óbito do cônjuge, como no caso de Lula.

Hoje sabemos que JB nunca honrou a toga, pois comprou apartamento em Miami, com empresa de offshore, para burlar o Imposto de Renda; só devolveu o apartamento funcional em Brasília “Embaixo de Vara”; e segundo seu colega do STF, Eros Grau, JB tem registro em delegacia por agressão à mulher (8,9,10).

Moro e Dallagnol, que comandaram a Lava Jato, estão mais sujos que pau de galinheiro, o Conselho Nacional da OAB até sugeriu, diante dos escândalos, que  ambos se afastassem de cargo público para terem um julgamento justo (11).

Entretanto os dois canalhas não se afastaram dos cargos públicos e nem foram julgados. Moro já foi chamado, dentro do Congresso Nacional, de “Juiz Ladrão”, pelo deputado do PSOL, do Rio,  Glauber Braga (12).

De fato, o então juiz Sergio Moro roubou a democracia, quando prendeu o ex-presidente Lula, sem provas, líder em todas as pesquisas e, na do Ibope, ainda ganhava em 1º turno.
Moro afastou Lula,  na véspera da eleição, num claro intuito de beneficiar Bolsonaro, de quem virou ministro da Justiça e ainda tem a promessa de ser indicado ministro do STF (13,14). 
Pergunta que não quer calar: quando e quem vai pagar pelas prisões sem provas do mensalão e da Lava Jato?

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.

     



 Rio de Janeiro, 07 de setembro  de 2019.

Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está à venda no Mercado Livre, cuja renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1. 

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese. 

 Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação. 

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)
Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 






Nenhum comentário:

Postar um comentário