sábado, 19 de janeiro de 2019

Atitudes que transformam, como as de Chico Anysio, de Sobral Pinto e Luther King.


por Emanuel Cancella


                           Resultado de imagem para chico anysio

O debate hoje, no Brasil, é entre católicos e protestantes, entre conservadores e comunistas, civis e militares.

Assistindo à TV, nesta semana, vi o repeteco da escolinha do professor Raimundo. Chico Anysio  convocara uma leva de artistas idosos para compor a escolinha que, com certeza, estavam literalmente aposentados e abandonados pelo meio artístico: Antonio Carlos Pires, Joselino Barbacena; Brandão Filho, o Sandoval Quaresma; Jorge Loredo, o Zé bonitinho, e vários outros.

 Chico ganhou audiência, dinheiro e prestígio, mas para alguns se transformou em exemplo de solidariedade com os idosos, algo que falta na atual humanidade.

 Durante a ditadura militar, o advogado Sobral Pinto, conservador, foi advogado de Luis Carlos Prestes, o primeiro senador comunista do Brasil, e que o universal escritor baiano Jorge Amado chamou de Cavaleiro da Esperança, aliás, deu título a um de seus livros. 

Sobral Pinto entrava nos quartéis militares para visitar Prestes e para defendê-lo enfrentava os tribunais militares. Sobral Pinto usou a lei de defesa dos animais, denunciando assim que Prestes estava sendo tratado pior que um animal. 

 Numa dessas audiências com o testemunho do ex-secretário de Justiça do Rio de Janeiro, Técio de Lins e Silva, disse Sobral, aos gritos, revoltado, ao presidente do tribunal militar “Vou denunciá-los à nação!”

 Por falar em Técio, na minha modesta avaliação, com sua eloquência, dentro do plenário do STF, conseguiu derrubar a volta da “Condução Coercitiva”, um entulho autoritário, que chegou a ser usada pela Lava Jato contra o ex-presidente Lula (1).

 Tercio é duro opositor também da delação premiada que levou Lula à prisão. Segundo Técio, a delação está nas Ordenações Filipinas, do reino de Portugal, de 1500:

 “Joaquim Silvério dos Reis fez a delação premiada contra Tiradentes. Ganhou o quê? O título de coronel, manteve o seu patrimônio enorme e foi embora para Portugal”.  

 Enquanto o ex-presidente FHC tentou privatizar a Petrobrás, seu pai e tio, na década de 40/50, foram generais que participaram ativamente da campanha “O Petróleo é Nosso!” Seu tio Feliciano Cardoso era conhecido como “General do Petróleo”.

 E o hoje os generais que compõem o governo de Bolsonaro se calam diante da entrega de empresas estratégicas como Embraer e Petrobrás.

 Enquanto no Brasil, o bispo Macedo e o pastor Silas Malafaia apoiaram a eleição de Bolsonaro, inimigo das minorias, tais como negros, homossexuais, mulheres e índios, nos EUA o pastor protestante negro, o senador Martin Luther King Jr, foi um dos mais fervorosos defensores dos negros nos EUA e no mundo. Aliás, Luther King foi assassinado em 4 de abril de 1968 pelos seus inimigos políticos.

 Na verdade, a solução dos problemas no mundo não está nas mãos dos militares, civis, direitistas, esquerdistas, católicos ou protestantes. Eu por exemplo acredito no socialismo e numa outra sociedade, mas justa e fraterna. Mas a solução dos problemas passa principalmente no caráter das pessoas! 

 E o próprio Martin Luther King Jr dizia: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silencio dos bons.” Vamos ver até quando?


 Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está a venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

Fonte: 1 - https://www.iabnacional.org.br/noticias/tecio-assume-a-tribuna-do-stf-e-critica-conducao-coercitiva-para-interrogatorio

Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2019.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 




Nenhum comentário:

Postar um comentário