sábado, 20 de outubro de 2018

Ainda há tempo: Ele Não! Vamos usar contra eles as armas mais poderosas da democracia: o diálogo e o voto!


por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=bH7_Jzq5QuY

                                                 Resultado de imagem para Empresários investiram milhões de reais nessa ilegal caixa dois de campanha

Escrevo este artigo um pouco movido pela fábula do Beija-flor e a Águia: Diante de um incêndio na Floresta, o Beija Flor pegava água no lago, com seu bico, e jogava sobre as matas em chama. A águia, assistindo à luta do pequeno pássaro, perguntou: “você espera apagar o incêndio na floresta com essas gotas de água?” E o beija-flor respondeu: “Estou fazendo minha parte!”    

Pois eu também penso estar fazendo minha parte diante de um candidato que representa um retrocesso em conquistas históricas de nossa sociedade, como a liberdade, a democracia, tão duramente conquistada, e o direito das minorias como o das mulheres, negros, homossexuais e índios. Veja o que Bolsonaro fala sobre as minorias em (3).

Você, como eu, tomou conhecimento que a arrancada final de Bolsonaro no primeiro turno foi alavancada por uma enxurrada de whatsapp com conteúdos falsos ou fake news (4).
Empresários investiram milhões de reais nessa ilegal caixa dois de campanha, e  eles esperavam ganhar a eleição no primeiro turno, segundo palavras deles,  para não gastar mais dinheiro. Como se a eleição fosse um negócio: veja o diálogo dos empresários (2).

Graças a Deus não ganharam e a prática ilegal e imoral foi denunciada. Conhecendo a justiça brasileira, sabemos que ela não vai fazer nada e essa prática vai continuar até mais intensa na reta final do segundo turno.

Mas você pode mudar o final dessa história com seu voto. Principalmente você que não foi votar, que votou em branco ou nulo, ou mesmo deu o voto anti-PT.
Não temos o direito de questionar o seu voto, você tem lá suas razões. Mas faço um apelo, em nome do nosso país onde vivemos, criamos nosso filhos, e dessa pátria querida que amamos!

Eu mesmo não conhecia o teor desses whatsapp, mas o jornal espanhol El País publicou os cinco principais fak News da campanha de Bolsonaro (1):  

- O “kit gay” para crianças de 6 anos que foi distribuído nas escolas. O Kit gay cuja autoria seria de Fernando Haddad nem sequer existe. E foi usado o tempo todo contra Haddad, só agora o TSE proibiu sua veiculação.

- O homem que apunhalou Bolsonaro seria filiado ao PT e aparece numa foto com Lula. Na verdade, nenhuma pessoa com esse nome aparece no registro oficial de filiados do Tribunal Superior Eleitoral, trata-se de montagem a foto de Lula junto com o agressor.

- A senhora agredida por ser eleitora de Bolsonaro (que na verdade é Beatriz Segall).  Na verdade, trata-se de uma imagem de 2013, da falecida atriz Beatriz Segall, depois de sofrer uma queda na rua. 

- Haddad defende o incesto e o comunismo em um de seus livros. O entorno do ultradireitista repercutiu a postagem, em que o ideólogo de extrema direita Olavo de Carvalho acusa Haddad de promover o incesto, em seu livro Em Defesa do Socialismo. O post já foi retirado, mas a informação falsa continuou circulando nas redes.

- Se Haddad chegar ao poder, pretende legalizar a pedofilia. Embora se trate de um assunto muito polêmico, em nenhum momento menciona-se a legalização da pedofilia, da mesma maneira como Fernando Haddad tampouco esteve vinculado à sua tramitação, já que nunca ocupou um cargo no legislativo.

As eleições, o voto e o debate entre os candidatos é uma conquista da sociedade. Ao final da ditadura militar, os brasileiros foram às ruas para garantir As Diretas Já! O debate entre os candidatos, do qual Bolsonaro foge, é uma forma de conhecer melhor os candidatos e suas propostas.
Bolsonaro acredita que, com os fake news, via whatssapp, ele pode ganhar as eleições no segundo turno.

Os bolsomitos já estão usando a violência para impor seu programa, já até mataram com 12 facadas o mestre de capoeira Moa do Katende, Nós vamos usar contra eles a arma mais poderosa da democracia: o dialogo e o voto (5)!

5 - https://extra.globo.com/casos-de-policia/mestre-de-capoeira-morto-com-12-facadas-apos-dizer-que-votou-no-pt-em-salvador-23139302.html

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2018.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
Me siga no twitter.com/Ecancella 





Nenhum comentário:

Postar um comentário