segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Lava Jato: se cobrir vira um circo, se cercar vira hospício.

por Emanuel Cancella

Mas não dá para acreditar numa Operação que deixou de lado os maiores corruptos do país, lamentavelmente tornando-se assim cúmplice da roubalheira na gestão de tucanos na Petrobrás




A Lava Jato tem de tudo um pouco: Ve aí o filme, vai virar comédia musical e foi tema de palestras, ao custo de R$ 40 mil reais do Dr. Dallgnol, chefe da força-tarefa da operação, que cobra isso da APAE, uma instituição para portador de condição especial (1,2,3).

O chefão da Lava Jato, juiz Sergio Moro, é cotado para tudo: herói, presidente, falam até em artista de novela da Globo. Não vou negar até eu surfo um pouco nessa onda da Lava Jato, sendo intimado pelo MPF a pedido do Moro, pois eles queriam barrar meu livro que, apesar da ameaça, saiu, “A outra Face do juiz Sergio Moro” (4).

Acho que a sociedade nem lembra mais que a principal tarefa da Operação Lava Jato, que foi dada pela CPI da Petrobrás, que seria de fiscalizar a Petrobrás.

Na verdade, na Petrobrás, a Lava Jato até funcionou, mas só por um lado, já que fez um trabalho brilhante, mas, só em gestão do PT na Petrobrás, quando “prendeu” diretores, gerentes e confiscou bens.

Não sei se dá para dizer que prendeu, pois todos eles estão em prisão domiciliar, verdadeiros clubes de lazer, construídos com dinheiro da corrupção (5).

Mas não dá para acreditar numa Operação que deixou de lado os maiores corruptos do país, lamentavelmente tornando-se assim cúmplice da roubalheira na gestão de tucanos na Petrobrás, como por exemplo:

- O governo de FHC já foi citado inúmeras vezes, a certeza da impunidade é tanta que FHC em seu livro, Diários da Presidência, escreveu que havia corrupção na Petrobrás, em seu governo. Como se não bastassem as muitas falcatruas de FHC na Petrobrás, algumas das tantas delações contra ele envolvem até seu próprio filho, entretanto a Lava Jato sempre optou, sem nenhuma prova, em investigar o filho de Lula (6,7).

- Agora a Lava Jato prendeu Aldemir Bendine, que presidiu a Petrobrás indicado por Dilma, por simples suspeita de ter recebido propina da Odebrecht (8). Entretanto nem sequer investiga a gestão criminosa, na Petrobrás, do tucano Pedro Lalau Parente que já é réu, justamente por venda ilegal de ativos, desde quando ministro de FHC e membro do Conselho de Administração da Petrobrás (9).


Se a sociedade aplaudiu a Lava Jato inicialmente, é porque acreditou que haveria imparcialidade na Operação, e que seriam investigados e presos corruptos e corruptores, independente do partido a que sejam vinculados. E também que somente ficassem presos se condenados, com amplo direito de defesa, depois de o processo ser transitado em julgado, por um tribunal imparcial.

Alguém já disse que repito sempre a mesma história, mas quem sabe que, com a insistência, eu convença a Lava Jato a fazer o dever de casa, ou a sociedade acabe concluindo que está sendo ludibriada.

Pedro Lalau Parente foi indicado pelo golpista Michel Temer voltando à Petrobrás. Caso alguém ache que veio limpar seu nome, não, veio para chafurdar mais, pois insiste na venda criminosa de ativos, sem licitação, obrigatória por lei.

Lalau “vende” para quem quer, e pelo preço que ele mesmo estipula, ativos estratégicos tais como o campo de Carcará do pré-sal, a preço de um refrigerante o barril, e a usina de Suape, pelo preço de 5 dias de faturamento (10,11).

Por enquanto, o MPF, ao invés de, embaixo de vara, exigir que a Lava Jato investigue a gestão de Lalau na Petrobrás, denunciado formalmente em novembro de 2016, prefere perseguir quem não aceita a liquidação criminosa da Empresa(12).

Isto porque o MPF, por enquanto, preferiu atender ao juiz Sergio Moro e intimar o autor da denúncia por possíveis ofensas ao funcionário público, pois segundo o MPF, estaria ofendendo a honra do juiz Moro ao acusá-lo de omissão.

A Lava Jato não tem pressa para investigar a Petrobrás, mas corre desesperadamente para prender Lula ou, quem sabe, torná-lo inelegível na eleição de 2018.

Sem Lula na eleição presidencial, fica fácil para os tucanos eleger seu candidato. Pergunta que não quer calar: por que a Lava Jato não investiga os tucanos, na Petrobrás, apesar das delações? Qual o motivo, se não é para favorecer os tucanos, na perseguição implacável da Lava Jato, mesmo sem qualquer prova, a Lula?


Fonte: 1 - http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2017/08/06/operacao-lava-jato-vai-virar-comedia-musical/
2 - http://veja.abril.com.br/entretenimento/filme-sobre-a-operacao-lava-jato-ganha-primeiro-trailer-confira/

3 - http://www.diariodocentrodomundo.com.br/palestra-de-dallagnol-em-prol-da-apae-parece-mais-um-caso-de-lavagem-de-biografia-por-joaquim-de-carvalho/

4 - http://www.viomundo.com.br/denuncias/moro-intima-petroleiro-por-possiveis-praticas-de-crime-contra-a-honra-de-servidor-publico-federal.html

5 http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2016/07/10/interna_politica,654284/delatores-cumprem-prisao-domiciliar-em-mansoes-e-coberturas.shtml

6 - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/09/delator-cita-filho-fhc-esquema-corrupcao-petrobras.html

7 - https://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/cervero-filho-fhc-sabia-termeletrica-contratado-petrobras.html


8 - http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/07/27/lava-jato-pf-prende-aldemir-bendine-ex-presidente-da-petrobras-e-do-bb/

9 - http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/06/presidentes-da-petrobras-e-do-bndes-sao-reus-em-acao-por-rombo-bilionario-9872.html

10 - http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/127/escandalo-da-petroquimica-de-suape-a-pasadena-de-temer

11- http://www.vermelho.org.br/noticia/285181-1

12 - http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2017.


Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

(Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:
http://emanuelcancella.blogspot.com.
https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Nenhum comentário:

Postar um comentário