sábado, 1 de julho de 2017

Juízes picaretas! Quantas malas rolaram?

Por Emanuel Cancella

 Já dizia Maquiavel:” Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, é fazê-lo de uma vez só.”


Quantas malas de dim dim rolaram nesses atos profícuos?
- O ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, devolve o mandato a Aécio Neves e nega o pedido de prisão;
- O ministro Edson Fachin, também do STF, solta o homem da mala de Temer, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). 
- O TSE absolve Temer.
- O juiz Sérgio Moro soltara mulher de Eduardo Cunha e de Sérgio Cabral.  
- O ministro Gilmar Mendes do STF, “por motivos humanitários”, já havia liberado o megaestuprador, o médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de cadeia, por violentar 37 mulheres e abusar sexualmente de outras tantas.

Já citei acima Maquiavel, mas no tupiniquim quer dizer que eles criam dificuldades para vender facilidades.

Se o Supremo quisesse realmente fazer um mutirão de bondades jurídicas faria um programa para esvaziar nossas prisões superlotadas. Poderia envolver todos os juízes para analisar os processos de milhares de presos, por todo o Brasil, condenados por um único crime, que não fosse contra a vida, no sentido de dar-lhes a liberdade vigiada. Os ministros do Supremo têm poder e legitimidade para isso, mas isso eles não fazem.

Devolver o mandato de senador e negar sua prisão depois de sete delações é escarnio com a sociedade; soltar um megaestuprador; soltar o homem da mala, nas vésperas da sua delação, que com certeza envolveria o temeroso. Isto não tem preço que caiba no bolso ou no limite do cartão, haja mala!
Isso soa como provocação para buscar uma ação contundente da sociedade.

Para evitar qualquer precipitação, quero sugerir aos movimentos sociais, para esses juízes algo que já fiz enquanto sindicalista, o escracho. Esse método de protesto vem da Argentina, quando  ativistas  concentram-se diante do local de trabalho ou residência de pessoa que se quer denunciar publicamente. (1).     

Enquanto dirigente do Sindipetro-RJ, fizemos dois escrachos:
- um contra diretor da Petrobrás e outro contra gerente. Ao invés de prêmio, como ganha o juiz Sérgio Moro, fomos ameaçados pela banca de advogados de  Nilo Batista de prisão e só fomos liberados com a promessa, nos autos, de não citar mais os nomes desses representantes da empresa, em qualquer ato. Uma companheira não queria fazer o acordo, mas a convencemos de aceitar o acordo, pois tínhamos outros métodos de denunciar essas pessoas sem citar seus nomes.

 Fomos ingênuos e mostramos nossa cara e identidade, temos que usar a picardia e malandragem dos juízes picaretas quando dizem, por exemplo, que Aécio Neves “tem uma carreira política elogiável”. Também disseram que o habeas corpos do megaestuprador foi por motivos humanitários.

Nem com a morte o demoveu Moro, a arquivar o processo da mulher de Lula, D. Marisa Leticia, mesmo baseado em denúncia vazia: “Marisa Letícia era ré em duas ações decorrentes da Operação Lava Jato, que ainda estão em andamento, nas quais respondia pelo crime de lavagem de dinheiro” (4)...

Moro também sequestrou a casa da mãe de José Dirceu, dona Olga Guedes da Silva, de 94 anos. José Dirceu foi solto pelo STF e a casa da mãe continua sequestrada por Moro (3).

Continuando as (in)justiças de Moro: “Assim como com mulher de Cunha, Moro reprova gastos de Adriana Ancelmo e não vê lavagem (..). O juiz Sérgio Moro, que condenou nesta terça-feira (13) o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) a 14 anos e dois meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, livrou a esposa dele, a advogada Adriana “ A mesma linha foi usada por Moro para absolver a esposa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Claudia Cruz, da mesma acusação... (2)”

Se eles, os juízes, podem esconder os reai$ motivo$ de suas decisões, por que temos que, nos escrachos, mostrar nossas caras e identidades?

Nos bastidores, nosso advogado falou para não fazermos mais esses atos pois os juízes são frontalmente contra esse tipo de manifestação.  Sabe por que? Os juízes têm medo de que esse tipo de manifestação seja usado contra eles.
 Estamos esperando o quê?

Fonte: 1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Escracho  


Rio de Janeiro, 01 de julho de 2017.

 Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese,  sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato  pode ser reproduzido livremente)

   Meus endereços eletrônicos: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário