sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Privataria Tucana – O pesadelo está de volta na Petrobrás

por Emanuel Cancella
Cadê a Lava Jato?
Resultado de imagem para Privataria Tucana
A Petrobrás, a empresa que até antes da crise (outubro de 2014) financiava 80% das obras no país, está sendo demolida e exportando empregos e investimentos. Num país com mais de 11 milhões de desempregados e com o PIB ladeira abaixo, estamos abrindo mão de novas oportunidades ao enviar oportunidades de negócios para o estrangeiro.

Na verdade, a Petrobrás já estava predestinada a ser entregue há muito tempo. Usaram a corrupção como mote para destruir a empresa, pois bastaria prender os corruptos e a empresa continuaria produzindo. Muito menos não se trata de endividamento, outro mote, pois bastaria a União pagar cerca de R$ 80 BI da dívida que tem com a Petrobrás, resolvendo grande parte dos problemas que dizem ter a petroleira. Isso porque durante seis anos a Empresa importou gasolina e diesel e vendeu mais barato para não alimentar a inflação.

Tudo à luz do dia, o próprio presidente golpista, Michel Temer, junto com o tucano presidente da Petrobrás, Pedro Parente, dia 24, foram anunciar na abertura da Feira de Óleo e Gás no Rio Centro a liquidação da Petrobrás.  O Sindipetro-RJ e a FNP estiveram lá, na abertura e no enceramento. Protestando! (3).

“Paralelamente o Presidente da Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, Antonio Rubens Silva, decretou o fim da indústria naval; sob o argumento de que a Transpetro está "otimizando custos de gestão" para se tornar "mais competitiva", ele anunciou o cancelamento da contratação de 17 navios previstos no Programa de Modernização e Expansão da Frota; programa previa a contratação de 46 embarcações, das quais 17 foram construídas e entregues;(1)”

Como no governo de FHC, vamos construir navios e plataformas lá fora, gerando emprego e renda para os gringos. O argumento pífio é de que, lá fora, o preço é menor, e muitas vezes é mesmo, mas se levarmos em conta o custo social dessa decisão, concluímos que vamos pagar um preço muito alto: perda da oportunidade da indústria nacional, deixaremos de arrecadar impostos e perderemos empregos de qualidade para nosso jovens.    
Um país que precisa melhorar o PIB e gerar empregos para os milhões de desempregados assiste ao presidente da Petrobrás dizer que a companhia está saindo do setor de Petroquímica, gás de cozinha, da produção de fertilizantes e de biocombustíveis (2).
Uma pergunta que não quer calar à operação chefiada pelo juiz Sérgio Moro, que investiga a Petrobrás: cadê a Lava Jato? Por que não faz agora investigação como fez na compra da refinaria de Pasadena, da refinaria de Abreu Lima, do Comperj, entre outras?
Ou será que a operação era só para investigar os governos do PT, na Petrobrás?   

Pedro parente tira essas oportunidades estratégicas do Brasil e vai doar para quem? Onde vamos empregar nossos jovens e as futuras gerações de brasileiros? E como nossos estados, prefeituras e a União sobreviverão ao deixar de arrecadar impostos fundamentais para seu sustento?

O governo golpista de Michel Shell Temer junta-se a Pedro Parente, que foi ministro do governo de FHC, conhecido como ‘ministro do apagão’. Esses senhores estão realizando ‘negócios’ que ultrapassam em valores da privataria tucana. Já venderam, sem licitação, o campo gigante do pré-sal de Carcará e a maior malha de dutos do continente sul a ‘Malha do Sudeste’. O preço do barril de petróleo de Carcará saiu a preço de um refrigerante. A malha do Sudeste nós vamos ter que pagar para usar. E o pior, tudo financiado com dinheiro público, via BNDES e Banco do Brasil!

E, como num pesadelo, assistimos aos nossos negócios, às oportunidades de emprego e aos investimento indo para o exterior.
Já anunciam vender, melhor dizendo, entregar, a BR, parte das refinarias, a Liquigás etc.
Sem nenhum constrangimento, Pedro Parente diz que almeja que a Petrobrás “ (...) tenha padrões de governança e ética inquestionáveis”.(2)

Pior do que ver a derrocada da Petrobrás é ainda ter que ouvir isso!    






Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2016                                 

Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 

Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.







Um comentário:

  1. Cancella, se a categoria se intimidar e não reagir com uma greve contundente com medo de demissão, perderemos tudo de qualquer maneira !! Vão cortar e aniquilar todas as conquistas dos últimos anos !
    Alexandre Pacheco

    ResponderExcluir