terça-feira, 18 de outubro de 2016

Petrobrás: estão entregando a empresa do sonho bem sucedido dos brasileiros

por Emanuel Cancella

Parente ficou conhecido como ministro do apagão, agora será o presidente do entregão do nosso petróleo!
Resultado de imagem para monteiro lobato
Petrobrás é a única empresa que nasceu das ruas, nos braços dos brasileiros, na maior campanha de rua que o país conheceu que foi “O Petróleo é Nosso!”.  Civis, militares, comunistas e conservadores participaram da campanha, resultando na criação da Petrobrás em 1953.

Nos 63 anos de existência, a Companhia abasteceu todo o país de derivados de petróleo. Querosene de aviação, gás, diesel, e outros derivados, para todo o o território nacional onde se fizeram necessários. Quando foi criada a Petrobrás, o petróleo no país era apenas um sonho. No debate de sua criação, um geólogo estadunidense, Mister Link, chegou a afirmar que no Brasil não havia petróleo (2).

Muitos brasileiros foram perseguidos, presos e mortos na campanha do petróleo. Um dos lideres da campanha do petróleo, hoje, um dos maiores escritores de historia infantil do mundo, Monteiro Lobato, chegou a ser preso. Getulio Vargas, o presidente que sancionou a lei 2004, que deu origem à Petrobrás, foi levado ao  suicídio em decorrência do petróleo.
A Petrobrás fez mais pelo país! Em 2006, desenvolveu tecnologia inédita no mundo, que permitiu a descoberta do pré-sal, uma das maiores reservas do mundo que garante nosso abastecimento, no mínimo, nos próximos 50 anos. Nenhuma outra empresa oferece isso ao país.

Uma médica, a  saudosa Maria Augusta Tibiriça Miranda, que foi uma das principais coordenadoras da campanha do petróleo, escreveu um livro, “O Petróleo é Nosso!”, onde afirma que a luta do petróleo não termina nunca.

E Hoje, quando o petróleo no Brasil é uma realidade, a Petrobrás é tomada de assalto. O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, colocado por um governo golpista, comanda a derrocada da companhia. Parente foi ministro no governo de FHC, que tentou sem sucesso privatizar a Petrobrás. Parente ficou conhecido como ministro do apagão, agora será o presidente do entregão do nosso petróleo!

Na época, FHC comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de “Marajás”. A resposta da Petrobrás veio com a descoberta do pré-sal, que já produz mais de um milhão de barris, metade da nossa produção.
O ator Paulo Betti, voluntário da defesa do nosso petróleo, em 2009, no filme O Petróleo Tem Que Ser Nosso - A Última Fronteira, indignado, declarou em um dos trechos da película: “(...) encontrei um tesouro imenso em meu quintal, mas eu sou muito incompetente, vou dar para o meu vizinho (...)”. Betti parecia antever o futuro (1).

Na contramão da história, onde governos lutam através da maioria de guerras contemporâneas pelo petróleo, Pedro Parente faz liquidação com nosso ouro negro,  quando entrega o pré-sal, BR, malha de dutos, fabricas de fertilizantes.
E continua a entrega insana quando retira a Petrobrás de setores estratégicos para o país e para a Petrobrás, como o setor Petroquímico, de bicombustíveis, de gás e fertilizantes.
Na verdade, o governo golpista de Michel Shell Temer, o Congresso Nacional, Parente e a operação Lava Jato formam a equipe de entreguistas de nosso petróleo. A Lava Jato há cerca de dois anos vaza para a mídia, principalmente a Globo, de forma seletiva, notícias negativas contra a Petrobrás, o que acarretou na deterioração da imagem da companhia.

O juiz Sérgio Moro diz que quer acabar com a corrupção na Petrobrás, no que tem aval da sociedade, mas não investiga o governo de FHC na Petrobrás varias vezes citado em delação.  

Se, na era FHC, para viabilizar a entrega eles vinha com a calúnia de que os petroleiros eram marajás, hoje tentam passar a idéia de que todo petroleiro é corrupto. Só o povo na rua, retomando a campanha “O Petróleo é Nosso!”, pode salvar a Petrobrás!



Fonte: 1 -  https://www.youtube.com/watch?v=dWzIRUZ-ymg            


Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2016                                 
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300 
Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
(Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário