quarta-feira, 20 de julho de 2016

Juíza que bloqueou o WhatsApp chama de fora da lei os usuários

por Emanuel Cancella
                                   
A juíza de primeira instância, Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2° Vara Criminal de Duque de Caxias, bloqueou por três dias o aplicativo, mas o STF mandou desbloquear em algumas horas.
 A mídia está dando total apoio à juíza que suspendeu, com  irresponsabilidade, a ferramenta de 100 milhões de brasileiros. A Folha de 19/07 rasga elogios à juíza: “Devido à sua coragem, ficou conhecida no Judiciário como Kate Mahoney, em referência à protagonista do seriado americano "Dama de Ouro", exibido na década de 1980”.
 Também pudera! As redes sociais, que incluem o WhatsApp, já ocupam quase 50%  do espaço ocupado pela mídia. Inclusive a rede social é usada no Brasil como um contraponto à mídia corrupta e golpista.
As principais mídias brasileiras, como Globo, Band, Folha, Editora Abril responsável pela Veja, Grupo RBS, TV Massa do apresentador ‘ratinho’, Joven Pan, entre outros, estão envolvidas no Swssleaks, Zelotes e Panamá Papers. Esses escândalos envolvem valores de dinheiro público e geometricamente superiores à corrupção na Petrobrás. Mas os responsáveis ficam impunes e só nas redes sociais conseguimos denunciar essa lambança com sonegação e lavagem de dinheiro. É essa mídia que quer limitar o uso do WhatsApp que ‘por acaso a juiza bloqueou’.
A juíza disse também, em êxtase, à Folha: “ ...o aplicativo tornou-se ferramenta de criminosos” ofendendo milhões de usuários, e como se alguém dissesse que todos os juízes são corruptos, pois alguns vendem sentenças, dão habeas corpus a bandidos, etc. 
A decisão da juíza é como a de um soldado que, para matar um pássaro que ameaçasse a fuselagem de um avião, lançasse um míssil para matar a ave. Esse soldado seria preso com certeza.
Só a certeza da impunidade pode levar uma juíza de primeira instância a suspender o aplicativo WhatsApp  em todos os estados e do Distrito Federal.  O cidadão do Ceará, da Bahia do Mato Grosso do Sul, etc., sem ter nada a ver com a decisão da justiça de Caxias, no Estado do Rio de janeiros, foi punido no uso do aplicativo.
Os alvos da ação da juíza, os bandidos do processo e os donos do   WhatsApp, nada sofreram. O prejudicado foram os cem milhões de usuários que ficaram sem o aplicativo, sem ter nada com isso e ainda são chamados de fora da lei!
A maior punição para essa juíza, que interrompeu a comunicação de mais de cem milhões de brasileiros, é no máximo uma aposentadoria compulsória.
Inclusive prejudicou advogados, juízes e procuradores que também usam a ferramenta;, comerciantes que usam esse tipo de comunicação em seus negócios, etc. E a atitude pode ser vista como um abuso de poder! Temos que denunciar essa ação estapafúrdia, pois não é a primeira vez que isso acontece.
A juíza conseguiu seus 15 minutos de celebridade, profetizados por  Andy Warhol, que na década de 1960, disse ele: "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama". 
Desafiamos não só a juíza Daniela, mas a justiça, a tirar do ar pelo menos por algumas horas a concessão pública da mídia corrupta, TV e rádio, envolvidos em sonegação e lavagem de dinheiro. Queremos ver barrar a circulação de jornais e revistas, cujos donos estejam envolvidos em falcatrua!
Enquanto os milhões de usuário são punidos lamentavelmente, juízes que fazem o jogo da grande mídia e dos poderosos viram celebridades.

Rio de Janeiro, 20 de julho de 2016 
Autor: Emanuel Cancella, - OAB/RJ 75 300              
OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

3 comentários:

  1. Parabéns pela analise coerente e precisa não só da desproporcional decisão, como da atual crise moral vivida nas entranhas do poder no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Emanuel pela clareza e coerência. Esses nossos juízes estão cada dia mais incoerentes, insensatos e sem noção. Agora só podemos contar com a justiça divina.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Emanuel pela clareza e coerência. Esses nossos juízes estão cada dia mais incoerentes, insensatos e sem noção. Agora só podemos contar com a justiça divina.

    ResponderExcluir