sexta-feira, 22 de julho de 2016

Alerta aos pedevistas

Por Emanuel Cancella, secretário geral da FNP e do Sindipetro-RJ e
Carlos A.L. Espinheira, diretor de comunicação do Sindipetro-RJ e ex-conselheiro fiscal da Petros




É importante esclarecer ao petroleiro as várias versões de pedidos de demissão voluntária na Petrobrás, para podermos orientar os novos petroleiros sobre esse PIDV do Pedro Parente.

Nós entendemos que o PIDV para aposentáveis deveria ser permanente. Neste caso, a companhia teria que zelar pelo se próprio interesse para que não houvesse um esvaziamento da memória técnica da empresa. Tomando esse cuidado, achamos sensato o PIDV para aposentáveis que, além do incentivo, sairiam com salário do INSS,  complemento da Petros e principalmente com a AMS.
Vamos agora analisar as várias versões de PIDV na companhia:

- Na década de 90, tivemos um PIDV, no governo de FHC, que valia para todos e cujo pano de fundo era a tentativa de privatizar a Petrobrás.
FHC não conseguiu privatizar a Petrobrás, porém quebrou o Monopólio Estatal do Petróleo. Milhares de petroleiros saíram da Petrobrás através desse PIDV. Uns com a aposentadoria rebaixada (INSS/Petros/AMS) e outros saíram sem aposentadoria e sem AMS, somente com a indenização.
Os de aposentadoria rebaixada reclamam até hoje dos baixos salários. Muitos petroleiros “pedevistas” dizem que não deveriam ter saído, porém, saíram como medo da privatização e de perder tudo.

Dizem que 99% desses que saíram só com a indenização deram com os “burros n’água”. Com a indenização investiram em negócios que não tinham experiência e como dizem os especialistas “negócio” é coisa de profissional. A maioria desses bateram de volta na porta dos sindicatos e com apoio destes, lutam até hoje para retornarem a Petrobrás.

Depois, ficamos mais de uma década sem PIDV. Nesse período surgiu Eike Batista e as empresas ‘X’ na área de petróleo. Muitos petroleiros da Petrobrás saíram da Petrobrás e aderiraram aos negócios de petróleo de Eike Batista.  Muitos sonhavam dentro da Petrobrás em trabalharem para as empresas ‘X’. Os negócios de Eike Batistas degringolaram e o sonho de muitos petroleiros virou pesadelo.

Depois, veio o PIDV do governo Dilma em 2014. Nesse PIDV só poderiam aderir aposentáveis. Com os desligamentos de petroleiros da área operacional, a companhia garantia que a mão de obra seria reposta através de concurso público. E isso se deu no momento que vencia o prazo do TCU, que decidiu que, até 2015, as empresas públicas  e estatais, incluindo a Petrobrás, deveriam substituir, nas áreas operacionais, todos os trabalhadores terceirizados por primeirizados através de concurso público.

Agora vem o PIDV, que traz de volta os mesmos parâmetros do realizado no governo de FHC: Valendo para todos, aposentáveis ou não.  

O Sindipetro-RJ e a FNP quer dar um alerta aos petroleiros novos que estão aderindo a esse PIDV, que vão receber única e exclusivamente a indenização pecuniária. A história mostrou que a esmagadora maioria dos pedevistas que saíram só com a indenização se arrependeram. Como na época do governo de FHC, no governo golpista e interino de Michel Temer vão existir poucos concursos públicos, até porque eles dizem que vão diminuir o tamanho do estado brasileiro e com certeza não vão aumentar o número de funcionários públicos, muito menos de  estatais.

Como fizemos no governo de FHC, vamos resistir à política de entrega do pré-sal, da venda de ativos e de ataque aos direitos dos trabalhadores. Queremos incluir, manter e ampliar os postos de trabalho na Petrobrás. Essa luta não é só pelos interesses corporativos e muito mais pela defesa da soberania nacional e da defesa da Petrobrás.

Na campanha ‘O Petróleo é nosso!’, o maior movimento cívico realizado no país, que resultou na criação da Petrobrás, nenhum participante trabalhava na Petrobrás, até por que a empresa foi criada a partir desse movimento.
Temos que honrar a memória do povo brasileiro e, mais uma vez, barrar o entreguismo tucano, agora incorporado por Pedro Parente!    
                


2 comentários:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar,deixe também o seu link, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eng.Seg.Trabalho ValdemarMoreira
    Grande Companheiro Emanuel Cancela!
    O PDV foi criado pelas Montadoras, para rescindir o retroativo, mas tinha que ter Acordo Coletivo. O FHC inventou a PEC173/1995, início do seu Governo e chegou na EC 19/1998 que se apresenta no Art.169 da CF, que esta no Parágrafo quinto o PDV. Ai...temos que lutar pois o PDV é constitucional e por ele perdemos uma Presidenta Eleita, mesmo ela não usando o PDV para demitir quem esta longe da Aposentadoria. Estamos realizando a Campanha "PDV NUNCA MAIS"(2007) para fortalecer o PL4293/2008 e seus apensos, o PL7832/2014 e PLS218/2014, SUG 10/2015(Senado) SUG 43/2015(Cãmara), pois o Brasil não precisa de Incentivar o Trabalhador para se demitir e perder seus direitos trabalhistas mesmo retroativo.
    obs: Assédio Moral, PDV e Terceirização, tem tudo haver!

    ResponderExcluir